Estratégias avançadas de link building | Link Building

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13 out 11

Estratégias avançadas de link building

As estratégias de SEO evoluem constantemente, à medida que SEOs do mundo inteiro competem todos os dias para alcançar o topo das páginas de resultados em mecanismos de busca em suas respectivas áreas. A competitividade do marketing na web avançou e já melhorou muito. Nesse ambiente, as metodologias tradicionais têm sido deixadas de lado para dar lugar a outras estratégias engenhosas.

É claro que a criatividade é a melhor arma e a melhor solução possível para os profissionais de marketing online. Como eles conseguem? É muito simples: eles pensam fora do lugar-comum e, então, tomam as iniciativas necessárias para que a ação se torne realidade. Aqui estão algumas das maneiras mais criativas, avançadas e eficazes para construir backlinks de qualidade.

Notas da redação:
A melhor estratégia é aquela que você testa de acordo com sua realidade e tipo de site e consegue mensurar como adequada e eficiente. Alguns testes podem levar um tempo para surtir efeito e a melhor estratégia para um site pode não ser para outro. Além disso, a soma de estratégias, persistência, uma boa dose de paciência e observância das guidelines dos buscadores será o caminho mais adequado.

Alguns sites para guest post sugeridos pelo Jason Acidre, autor desse texto, podem não ser adequados para o Brasil. Já outros, tanto internacionais como nacionais, foram duramente atingidos pelas updates Panda. Isso deve ser considerado antes de tentar postar algo nesses sites.

Link Building Ovine

Link bait (Isca de links)

Este é o primeiro item da minha lista, porque já se comprovou seu valor muitas vezes e é meu favorito também. Link bait é uma técnica que foca na criação do conteúdo com boa pesquisa e boa implementação, que resulta em material extremamente interessante, educativo ou divertido. Pode vir em diversas formas, como infográficos, vídeos ou um post em um blog com verdadeiro valor informativo, para atrair pessoas e outros sites para linkar para este conteúdo. Esse método pode ser feito em três passos simples:

  • Faça um levantamento completo do assunto escolhido e pesquise sites que poderiam se interessar em compartilhar esse conteúdo;
  • Escreva ou crie o conteúdo. A chave para uma link bait bem-sucedida é a intenção de informar. Não precisa necessariamente gerar polêmica. Você apenas deve fazer com que seja relevante e focar no objetivo, que é sempre ir além das expectativas dos leitores.
  • Quando o conteúdo estiver no ar, comece a buscar e contatar seus possíveis disseminadores (de preferência por e-mail ou redes sociais) para saber se eles estariam interessados em compartilhar seu conteúdo. Também é importante promover seu material onde e quando for possível, seja em tópicos relevantes em fóruns, sites de perguntas e respostas e nas suas redes sociais pessoais.

Vantagens: gera mais links naturais e pode aumentar consideravalmente o tráfego e a visibilidade do seu site. Conteúdos divulgados dessa forma também ganham boas posições por palavras-chave nas SERPs, já que pessoas reais e outros sites estão linkando para esse post ou para o título da página como texto-âncora.

Widget bait

A criação ou patrocínio de um widget é outra ótima maneira de estabelecer links externos de qualidade, especialmente se o widget for extremamente útil. A criatividade para um projeto desse tipo é bem rara hoje em dia, já que diversos gadgets para sites são lançados todos os meses. Mas o que leva as pessoas a usarem seu aplicativo depende do benefício que elas podem obter com ele. Pode ser na forma de blogs afiliados, rankings de blogs ou simplesmente ferramentas úteis que as ajudem a construir ou melhorar suas páginas.

Vantagens: capaz de gerar centenas de links externos para um único site, dado que é geralmente colocado na sidebar (barra lateral) e pode definitivamente passar muito do juice do PageRank.

Link Magnet (Imã de links)

Esta é uma técnica moderna de link building, em que a campanha tem como foco acionar emoções e necessidades de uma audiência pré-determinada, simplesmente dando incentivos para ganhar links. Segundo o fundador do SEOMOZ, Rand Fishkin, o melhor exemplo de link magnet é o Vimeo, que consegue gerar 3 links externos com a utilização das ferramentas oferecidas por eles e pela possibilidade de embedar os vídeos deles para seu site.

Como se tornar um imã de links? Vá fundo e seja criativo o suficiente para saber mais sobre sua área. Pesquise as maiores necessidades do mercado e, então, desenvolva soluções que recompensem o usuário que vai linkar para seu site. A identidade da sua marca é um dos principais fatores para se tornar um imã de links, porque é a forma mais fácil de atrair atenção, então aproveite isso também.

Vantagens: seja útil para sua comunidade e consiga milhares de links quase automáticos, com pouco esforço.

Curadoria

Selecionar posts e conteúdo de outros sites com tópicos que complementem o seu é um jeito certeiro de não apenas gerar tráfego e links, mas também de construir relações, chamar a atenção de gente influente do seu meio e melhorar a interação com os leitores do seu site ou blog. O mais interessante deste método, além de seus inúmeros benefícios, é que ele também aumenta as chances de você ganhar links relevantes de sites com grande autoridade e nas redes sociais de pessoas influentes, já que elas vão ficar mais do que felizes em compartilhar o conteúdo nos próprios perfis.

Curadoria é um modelo que pode facilmente atrair links e funciona em qualquer nicho. Fetching Friday, Sunday Post Round Up, Weekend Coffee Links e Link Building this Month são alguns dos mais conhecidos do ramo.

Vantagens: como já disse, pode atrair links, aumentar sua base de assinantes, construir uma relação de confiança com leitores, melhorar recomendação pessoal, criar relacionamentos e, o melhor de tudo: é fácil escrever posts com indicações de outros sites.

Dead link building (Link building “morto”)

Este método se baseia em procurar sites relacionados com boa autoridade e encontrar links quebrados ou que não estão funcionando que sejam similares ao seu site ou conteúdo. Você pode simplesmente apresentar seu conteúdo como substituição para o link “morto”. É uma tática que exige bastante tempo, mas vale muito a pena se for bem-sucedida. O fato é que esse método tem uma taxa de sucesso muito maior, quando comparada a outras formas de obtenção de links, como explica Napoleon Suarez, da Seer Interactive, neste post.

Oferecer um link é dar dois bons motivos para que o dono do site confie em você: notificar o link quebrado e oferecer um substituto para ele. Já vi esta estratégia funcionar antes e, pelo o que me lembro, Scott Jones, do Selfmademinds, foi o primeiro a mostrar essa técnica em novembro do ano passado.

Procurar links quebrados pode ser uma tarefa árdua, mas você pode usar o plugin Linkchecker para o Firefox, que ajuda a determinar o status dos links por meio de um esquema de cores. Os passos para aplicar essa estratégia de link building são simples:

  • encontre páginas que podem ter links quebrados dentro do seu nicho, além de links em diretórios e outros sites. Você pode usar o search do Google ao incluir “diretórios” ou “links” junto com as palavras-chave na busca.
  • procure links quebrados na página usando o Linkchecker
  • contate o webmaster para informar sobre os links quebrados. É importante fazer esse contato antes de pedir a substituição do link.
  • Por último, educadamente sugira seu conteúdo como alternativa para o link.

Vantagens: maiores chances de obter links em contexto para seu conteúdo, o que pode ajudar seu ranking de palavras-chave, especialmente se a página é .edu ou .gov.

Patrocínio de templates e galerias CSS para link building

Links criptografados no pé da página em temas gratuitos do WordPress ou Joomla podem gerar milhares de links com sua palavra-chava como texto-âncora, levando em conta que centenas de novos blogs nascem diariamente. Patrocinar um template não é tão caro, e por isso é um bom investimento quando se inicia uma campanha massiva de link building. Mas você também precisa se certificar de que o tema/template do website tenha a ver com o nicho do seu site, para deixar os links relevantes. Onde você pode encontrar criadores de temas e templates que estão procurando por patrocínio? Procure em fóruns relacionados, como Digitalpoint e Webmasterforum.

Mandar seu site para galerias de CSS é outra maneira interessante de formar links – e existem várias galerias de qualidade por aí. Geralmente esses sites têm bom PageRank, bom tráfego e permitem links dofollow. Link building feito nessas galerias consegue ser bastante relevante, já que você também pode incluir uma descrição do seu site nas páginas deles.

Vantagens: você pode, quase sem trabalho nenhum, ganhar muitos links pelos temas e templates gratuitos e galerias de CSS. O ponto negativo é que os links podem não durar muito. Mas é claro que, se seu tema patrocinado for excelente, vai continuar popular por muito tempo.

E-book bait (Isca do e-book)

Este método é o melhor para ganhar links dos seus maiores concorrentes. Apenas produza um e-book de qualidade, com boas informações e fácil de compreender. Vale lembrar que essa técnica funciona melhor para sites de e-commerce em listas de preços e definições de produtos.

Você pode optar por esconder ou não os links apontando para seu site ou páginas de produtos, isso depende do valor do seu conteúdo, já que seus competidores não vão querer promover o e-book se souberem qual é a fonte.

Após produzir o conteúdo, envie o e-book para vários diretórios de PDF e ele será visto pela sua concorrência de forma natural. O truque de não ter seu link visível pode fazer com que a própria concorrência publique esse material em seu site, por achar que o PDF tem como objetivo oferecer informação e não promover uma marca ou página. Na minha opinião, essa técnica não é Black Hat, porque você é o dono do conteúdo e está compartilhando por meio de diretórios e não para os competidores diretamente.

Vantagens: Maiores chances de conquistar links de seus maiores competidores e/ou de sites .gov ou .edu sem que eles saibam e não configura Black Hat. Além disso, você ganha links nos diretórios de PDF.

Construindo relações

Desenvolver relações dentro do seu nicho é certamente um dos jeitos mais eficientes de se conseguir links de qualidade. A melhor parte da estratégia é que pode ser expandida de forma progressiva e seu negócio pode evoluir muito ao longo do processo.

Formar relacionamentos relevantes e fazer networking com outros sites com os mesmos interesses que os seus é muito construtivo em termos de link building, desenvolvimento de marca, prospecção de clientes e também para melhorar os serviços que você oferece, já que você também terá oportunidade de ampliar o alcance do seu negócio ao aprender mais sobre o mercado e seus consumidores.

O contato com pessoas que pensam como você acontece depois de interação constante e relevante, seja em nível pessoal ou profissional. As melhores maneiras de conhecer essas pessoas são:

  • via e-mail
  • telefonema ou mensagem instantânea
  • redes sociais (Twitter ou Facebook)
  • comentários em blogs
  • guest blogging (ou blogueiro convidado)

Vantagens: pode levar a trabalhos colaborativos e produzir links de qualidade por meio de troca temática de links, menções no conteúdo, resenhas, indicações, menções nas redes sociais (retweets, compartilhamento no Facebook, Stumbleupon, etc), o que significa melhor posicionamento nos rankings de busca e mais tráfego relevante.

Depoimentos

Fazer um depoimento de um produto ou serviço (ou pedir que os leitores o façam), desde que você tenha adquirido e acredite que ele realmente seja bom, é uma maneira legal de ganhar backlinks confiáveis e de qualidade. Se o produto avaliado está relacionado com seu negócio ou não, mesmo assim pode dar destaque para seu blog ou site, já que esse tipo de página (testimonials, feedbacks e histórias de sucesso) é otimizado para passar aos consumidores essa sensação de confiança.

Vantagens: ter links em páginas de depoimentos, especialmente em sites com boa autoridade, pode passar juice de PageRank (a maioria aceita links dofollow) e, às vezes, eles também permitem que suas palavras-chave sejam usadas como texto-âncora, especialmente se o depoimento foi pedido pela empresa.

Guest publishing (Publicações convidadas)

Primeiramente, existem três formas de publicar como convidado que podem gerar links mais naturais.

– fazer guest posts em outros sites permite que você consiga links de sites relevantes. Mas é melhor se ater àqueles que possuem melhor Pagerank e melhor tráfego que o seu. Vantagens: passa Pagerank para seu site, melhora seu ranking de palavras-chaves, divulga sua marca e gera tráfego relevante do site de origem.

– convidar blogueiros influentes do seu nicho para escrever no seu site. Os guest bloggers, ou blogueiros convidados, geralmente promovem seu conteúdo nas próprias redes e linkam para seu texto no próprio blog, que dará a você a chance de conquistar os leitores dele e também aumenta a chance de compartilhamento do seu post. Você também ganha ótimo conteúdo para oferecer a seus leitores e seguidores.

– ter uma seção do blog para conteúdo gerado pelo usuário, como o Youmoz, do SEOmoz e o Yo Blog, do Affiliorama. Você obtém conteúdo novo de vários blogueiros e, mais uma vez, eles promovem esse material em suas redes pessoais, que geram mais links espontâneos para seu site. Basicamente, você está deixando seus membros registrados fazer link building para seu site e promove-lo de maneira viral, fazendo com que a tarefa seja semi-automática.

Promoções

Prêmios atraem links. Seja esperto e inclua táticas de link building nos mecanismos e no critério do concurso para gerar links naturais. Um concurso de guest blogging é um dos mais comuns hoje em dia para uma competição e pode trazer muitos benefícios para o site original, como:

  • links postados pelos candidatos ajudam a promover a inscrição para o concurso, que gera mais tráfego
  • construir relações com os participantes e com os patrocinadores do concurso
  •  ter mais conteúdo de qualidade no seu site
  •  é uma situação em que todos ganham: você ganha tráfego e links, seus patrocinadores ganham mais exposição para a marca e os candidatos ganham prêmios
  • mais interatividade com o usuário, que pode ajudar seu site a melhorar o fator confiança e aumentar visibilidade

Engenharia reversa de seus competidores e parceiros

Replicar os links do seu concorrente é um dos princípios básicos de link building avançado. Além de gerar um mapa de objetivos, também pode ser um canal para descobrir onde estão as fraquezas, quais estratégias você pode utilizar na sua campanha, quem você pode acionar para ajudar e, claro, como você pode passar à frente.

Ganhar links onde seus concorrentes possuem links é vital para superá-los, porque esta é uma das razões por eles estarem no topo. Essa tarefa não requer habilidades específicas, você apenas precisa ter as ferramentas e a abordagem certas. Você pode usar ferramentas como o Yahoo Site Explorer e Open Site Explorer para rastrear os links da concorrência e ver as métricas da otimização de campanha off-page. Ambos os serviços são gratuitos.

A maioria dos profissionais de marketing não procura oportunidades de links nos parceiros e nos parceiros da concorrência e isso pode ser um grande problema, porque elas são minas de ouro. São boas oportunidades de ter links onde seus concorrentes falharam.

Vantagens: geralmente, você ganha links relevantes ao rastrear os parceiros de links da concorrência e ajuda a melhorar os rankings das palavras-chave.

Link building social

Tanto o Google quanto o Bing recentemente revelaram, em uma entrevista sobre sinais sociais no Facebook e no Twitter, que as redes sociais podem influenciar muito nos resultados de busca, com os retweets e Likes sendo novas formas de link building. As duas maiores ferramentas de busca agora estão olhando para as redes sociais para determinar a autoridade de uma página recém-publicada para que ela apareça nas primeiras páginas dos resultados. Agora, é possível medir o valor de um link do Twitter ou do Facebook, que depende muito da autoridade da fonte e da influência social do usuário que compartilhou a informação.

Os números também têm um papel importante, já que quanto mais sua página aparece nos canais sociais, mais chama a atenção dos mecanismos de busca, o que significa maiores chances de subir posições nos buscadores. Divulgar seu conteúdo no Twitter e no Facebook tem a ver somente com a qualidade do seu site e de seus seguidores; ter seu conteúdo compartilhado por pessoas influentes das redes sociais é a melhor maneira de ter sucesso nessa estratégia.

Vantagens: pode gerar resultados rápidos para seu conteúdo nos rankings das SERPs

Random Link Wheel (Roda de links aleatória)

Esta é, talvez, uma das mais antigas estratégias de link building e posso dizer também que é uma das que mais consome tempo. O link wheel é uma estratégia baseada em conteúdo que usa propriedades da web 2.0 (Squidoo, Hubpages, Weebly, Blogger, WordPress, etc), diretórios de artigos ou outros sites para otimizar a palavra-chave do site principal. Esta prática funciona melhor para palavras-chave com alta competitividade.

link building link wheel

O princípio básico do link wheel é criar páginas com conteúdo único e relevante, que vão linkar para o site principal e também linkar as páginas entre si de forma circular, ou com uma página linkando para a próxima e para o site principal. Atualmente, a maioria dos especialistas sugere links aleatórios entre as páginas criadas, como podemos ver na imagem abaixo:

Créditos da imagem: Alexandru


Vantagens
: mesmo que seja uma tarefa árdua, o link wheel já provou sua eficiência, especialmente em melhorar os rankings para palavras altamente competitivas em um curto período de tempo.

Armadilha de conteúdo avançado

O termo foi cunhado pelo Free Traffic System, embora eu tenha feito algumas revisões para melhorar a tática. É uma estratégia baseda em informação que usa técnicas de conteúdo como envio de artigos, posts como guest blogger e conteúdo de web 2.0. A armadilha de conteúdo foca na escolha de palavras-chaves para a long tail (cauda longa) que tenham relação com seu site e pouca competitividade, porém com grande volume de busca mensal (ao menos 100 buscas mensais gerais).

Uma vez escolhidas as long tails, é hora de criar artigos que tratem especificamente dessas palavras-chave, que devem ser incluídas no título do artigo, na URL, escritas no primeiro parágrafo, usadas como texto-âncora direcionando para o site principal e, o mais importante, o corpo do texto deve se relacionar com o título e o assunto.

Os artigos podem ser enviados para diretórios importantes, como Ezinearticles.com, sites de web 2.0 como Squidoo e Hubpages ou por meio de guest blogging em blogs relacionados e com boa autoridade. É interessante promover esses artigos assim que eles entram no ar.

Você pode optar por promover esses artigos de várias formas, como postar tópicos relevantes em fóruns, responder perguntas em sites de perguntas e respostas, enviar para sites de social bookmarking ou enviar por feed em diretórios de RSS.

Vantagens: permite que seu site suba no ranking com a ajuda de long tails com baixa competitividade que podem gerar tráfego rapidamente. Estabelecer sua marca como especialista nesses canais de informação pode ainda aumentar drasticamente tráfego relevante e altamente preciso.

 Trackbacks

 Fazer link building por meio de trackbacks é geralmente subestimado pela maioria dos profissionais de marketing hoje, e assim, eles perdem grandes oportunidades. O que eu gosto em link building por meio de trackbacks é que essa técnica pode gerar links bastante relevantes em blogs respeitados dentro do seu nicho, incluindo páginas .edu e .gov.

Trackback pode ser feito citando páginas ou posts de blogs para os quais você pretenda obter links ou em posts com curadoria. Também é importante que você, primeiramente, pesquise suas páginas de interesse, se eles permitem trackback e se os trackbacks são dofollow ou nofollow.

Vantagens: Citar conteúdos informativos externos pode ajudar seu site de várias maneiras, já que você consegue construir links com sua palavra-chave como texto-âncora (os trackbacks geralmente mostram o título do seu conteúdo como texto-âncora), chamar a atenção de pessoas influentes e gerar relacionamentos valiosos no caminho.

Link building com Google Alerts

Google Alerts é uma das estratégias mais fáceis de aplicar, levando em consideração que este serviço do Google manda dicas e oportunidades para a aquisição de links diretamente para seu e-mail. E a melhor parte é que, do ponto de vista do Google, eles vêem essas páginas sugeridas como relevantes para seus termos de interesse, o que provavelmente fará você subir no ranking para as palavras-chave escolhidas.

Você pode ainda rastrear e monitorar as menções de sua marca no Google Alerts e essas menções são oportunidades para fortalecer sua campanha de link building, em que é possível requisitar à página em que foi mencionado que inclua um link seu (se é que ainda não tem) ou até sugerir o uso da palavra-chave desejada.

Vantagens: links bastante relevantes sugeridos pelo grande G significam melhores posições nos rankings de busca

Deep linking (links profundos) e linking to sitemap (links para o mapa do site)

Links para as páginas profundas do seu site, especialmente as páginas de produtos em sites de e-commerce, podem ser importantes em uma campanha de link building bem-sucedida. Existem várias formas de promover e construir links para suas outras páginas, como:

  • Envio de press release (release de imprensa)
  • Guest Blogging/Guest Posting
  • Marketing de artigo
  • Resenhas patrocinadas de produtos
  • Fóruns, sites de bookmarking e sites de perguntas e respostas

Deep linking pode ser feito por meio de:

  • Diretórios de RSS (MybloglogTechnoratiFeedage, etc…)
  • Promoções em tópicos relacionados em fóruns e em sites de perguntas e respostas
  • Comentários em blogs cadastrados no Commentluv
  • Envio ou compartilhamento em sites de bookmarking ou redes sociais
  • Envio de pedidos de links em conteúdo similar ou em posts de curadoria

Linkar para seu sitemap (mapa do site) também é uma forma interessante de garantir que todas as suas páginas estão sendo encontradas e indexadas pelos mecanismos de busca. Você pode fazer isso de forma a não configurar spam por meio de páginas externas de perfil.

Vantagens: posições mais altas nos SERPs para suas páginas mais importantes e maior tráfego de qualidade. Também ajuda a melhorar o fluxo de juice de Pagerank no seu site e a indexação da página.

Conversão de conteúdo

Fazer conversão de seus artigos para outros formatos pode ser outra forma de ganhar links inbound (externos), saiba como:

  • Crie artigos exepcionais e envie para os melhores diretórios de artigos, como  Ezinearticles.com,Goarticles.comArticlesbase.comAmazines.com e Ideamarketers.com
  • Converta seus artigos para PDF e envie para diretórios de PDF, como Scribd e Docstoc
  • Converta seus artigos em podcasts e envie para diretórios, como Podcastdirectory e NPR.
  • Converta seus artigos para slides ou em apresentação no Powerpoint e envie para sites que hospedam slides, como o Slideshare
  • Converta seus artigos para vídeo e faça o upload para sites de compartilhamento de vídeos, como YoutubeVeohVimeo e outros.
  • Por fim, você pode promover todo o seu conteúdo convertido coletando os feeds de RSS e criar um RSSMix, que combina todos os seus feeds juntos em um só. Uma vez coletado, você pode enviar somente o RSSMix para diversos serviços de feed.

Vantagens: Pode certamente gerar tráfego e links relevantes quase que instantaneamente, vindos de sites com grande autoridade.

Ser listado como um dos melhores sites no seu nicho

Ser listado como um dos melhores sites no seu nicho ou país pode aumentar muito suas chances de ganhar links. Conseguir links das páginas com melhor posicionamento nas buscas pode ajudar seu site de várias maneiras, principalmente ao passar PageRank e trust (confiança), além de SERPs mais altas. Se o seu site for sobre Marketing, esta lista de sites em inglês pode ajudar:

Para outros setores, não é difícil achar oportunidades de links em sites similares aos mencionados acima. Existem outros sites de rankings de blogs que possuem categorias diferentes, como TechnoratiWikio.

Você também pode fazer uma busca manual pelo Google:

  • Os 100 melhores sites de “sua palavra-chave”
  • Os 100 melhores sites de “seu país”

Criar seus próprios rankings dentro do nicho de atuação (se o ramo não possui nenhum) pode também atrair mais links naturais para seu site e você pode pedir que os blogs e sites na lista tenham links recíprocos para o seu site usando um widget e promover a classificação para mostrar seu orgulho em fazer parte dela.

Vantagens: essas páginas são bons ativos linkáveis e geralmente têm PageRank alto. Mirar as primeiras posições nessas listas também possibilita a melhora geral do seu blog de forma natural.

Link building e Pageranking em perfis e menções

Perfis pessoais ou corporativos e menções especiais são os tipos de links difíceis de serem copiados pela concorrência, especialmente se as páginas de referência são fortes em PageRank e autoridade. Promover e fazer link building para seu perfil (Google ProfileAbout.me, etc…) e/ou páginas de sites de grande autoridade em que sua marca foi mencionada , com os devidos links (entrevistas, resenhas, artigos de notícias, citado como fonte ou referência por sites com alto PageRank), vai certamente dar bons resultados, sabendo que essas páginas vão transmitir PageRank e credibilidade, além de servir como um voto de confiança para suas palavras-chave conforme elas melhoram de posição.

Formas de fazer link building para essas páginas:

  • colocar links de menções especiais de seu nome ou marca e nas suas páginas de perfil em redes sociais, sites de bookmarking e assinaturas de fóruns
  • usar suas páginas de perfil como URL quando comentar em blogs. O link juice de outros blogs passa por seus perfis e, eventualmente, para seu site, então esses comentários têm grande valor, especialmente quando o algoritmo dos buscadores chega a seu perfil com a palavra-chave usada como texto-âncora
  • incluir links para páginas fortes que mencionaram seu site em sua biografia de autor quando fizer guest post em outros blogs.

Vantagens: esses links vão enlouquecer a concorrência, uma vez que as páginas ganham melhor Pagerank e esse PR passa para a sua página ou blog, dando ótimos resultados nos rankings das suas palavras-chave escolhidas.


Notas:

1) Esse post foi traduzido por Flávia Saad do original que pode ser lido em “21 Advanced Link Building Strategies”, com autorização doJason Acidre
 2) As opiniões expressas nesse artigo, necessariamente não expressam o que pensam os mantenedores do linkbuilding.com.br

 

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Sobre o autor: redacao

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Comentários

  1. Muito legal o artigo, uma ótima referência. Gostei bastante da ideia do Dead link building, nunca tinha pensado nessa possibilidade! Achei interessante também a questão da conversão de conteúdo, pois você acaba fazendo tais conteúdos “navegarem” muito mais rápidos pela internet.

  2. Excelente texto.. A tradução ficou muito bem feita. Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo conosco.

  3. Eduardo Souza

    Olá amigo,

    Minha questão é simples. Qual é a força do link building em sites fora do Brasil para um site .com.br?

    Abraço

  4. Perfeito o material muito bom foi de grande ajuda Abraços.

  5. Espetacular esse texto! Eu já faço uso de algumas técnicas de link building descritas nessa tradução, mas me deu outras ideias que não tinham me ocorrido. Já guardei como material de referência.

    Obrigado por compartilhar esse conhecimento, me ensinou coisas que eu não sabia, incluindo os links, que também entrei e vi que são ótimos: Adage, Blogstorm’s, Winning, Invesp’s, Blogrank, Cision.

    Vou passar a vasculhar o que tem de bom nesses links.

    Mais uma vez, obrigado!

  6. Cara sensacional este artigo, extenso mas muito útil, muitas dicas que vou utilizar e postar resultados aqui.

    Parabéns

  7. Muito bom o artigo, um bom exemplo de Link Bait. rsrsrrs

  8. Nossa! Uma verdadeira aula esse artigo! Até favoritei aqui, pra voltar depois e ler tudo com mais calma tintin por tintin, parabéns!

  9. Bom essas ideias são otimas em questao de trabalho de Seo. O SEO cada vez mais tem me fascinado…. vlw pelo post

  10. Matéria completa sobre técnicas avançadas de marketing digital e já traduzida! Excelente!

  11. Bom estou estudando esses linksbuilding e trackbacks, parabens pelo post