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13 mar 11

Conteúdo para Links

O texto a seguir explica um pouco sobre como conseguir links para um site de uma maneira inteligente e totalmente White Hat, e que através de alguns testes tem sido uma técnica de Link Building bastante efetiva.
linkbuilding conteudo para links
Para quem tem um site ou blog, sempre surge a dúvida mais corriqueira: “Sobre o que eu vou escrever hoje?” Bom, a resposta para esse questionamento será dado com base em uma rápida pesquisa.

Em primeiro lugar, é ideal consultar alguns sites para saber qual assunto ou pauta está em alta no momento dentro de determinado segmento de mercado, onde estão as principais dúvidas das pessoas sobre um assunto específico, e como o blogueiro ou o administrador do site poderá ajudar os usuários de internet com um conteúdo interessante e que possa ser considerado uma referência em um determinado tópico.

Alguns canais para pesquisas interessantes são:

  • http://news.google.com.br/
  • http://br.answers.yahoo.com/
  • http://labs.wordtracker.com/keyword-questions/
  • http://www.quora.com/
  • http://search.twitter.com/
  • http://www.facebook.com/
  • http://www.google.com/(dentro das opções Tempo Real, Discussões e Blogs)

Esses canais servirão como uma base para o leitor deste artigo entender a necessidade das pessoas por alguma informação e quais são suas dúvidas mais importantes.

Antes de prosseguir, cabe mostrar um exemplo para melhor elucidação:

O blogueiro entra no Yahoo Respostas e Quora e digita diferentes palavras-chaves relacionadas ao seu nicho de mercado.  Organiza sua busca para ver os tópicos recentes e vai anotando as principais dúvidas das pessoas. Em seguida, entra no Word Tracker Labs e consegue analisar o volume de pesquisas em perguntas para o assunto a ser desenvolvido no blog. Procura, então, no Google News, as últimas notícias divulgadas relacionadas ao seu segmento. Entra no Search do Twitter e pesquisa opiniões diversas e recentes de pessoas sobre tal assunto, fazendo consultas no Facebook também para obter mais informações relacionadas. O Google oferece alguns filtros interessantes que podem ajudar, nos quais os usuários conseguem consultar por blogs e também por discussões recentes.

Com base nesse conjunto de informações, o blogueiro começa a escrever um post, que além de atacar palavras-chaves (long tails de questões), servirá como um guia de ajuda. Então, se esta pessoa irá escrever um post, será interessante ter como foco algumas dúvidas frequentes e informações previamente pesquisadas que, por exemplo, num post sobre o IBGE, poderiam ser: O que significa IBGE? O que significa a sigla IBGE? O que é IBGE? Como funciona o IBGE? Entre outros tópicos.

Vale lembrar também que a maioria das ferramentas funciona muito melhor em inglês, o que torna interessante a busca pelas dúvidas nesse idioma.

Depois de criado o conteúdo, dá-se início a busca por links.

Lembra-se daquelas questões pesquisadas pelo blogueiro, leitor? Então, o que o impede de entrar no Yahoo Respostas, por exemplo, e indicar seu próprio post para as pessoas que apresentam dúvidas nesse assunto. A melhor maneira de fazer isso é iniciar uma resposta mais superficial (mas que atenda à necessidade básica da pergunta), e indicar o post como uma leitura adicional mais aprofundada.

O próximo passo é acessar o Twitter e o Facebook, procurar pelos usuários com dúvidas e que necessitem de informação, especialmente aquela que está no blog em questão. O ideal é que o blogueiro mostre àquela pessoa que ele possui a informação de que ela precisa para sanar suas dúvidas, ou esclarecê-las da melhor maneira possível.

Outra dica interessante é acessar o Google e consultar por Blogs e fóruns (exemplo de queries: Blog + KWD, Forum + KWD, etc) relacionados ao nicho, além de procurar por discussões que estejam relacionadas ao assunto. Tornar-se membro desses fóruns é essencial, bem como expor as ideias e indicar o conteúdo do site ou blog. No entanto, isso tem de ser feito de maneira natural, com participação na discussão. A indicação do site acontece depois, como leitura adicional.

Não é aconselhável um comentário assim:

Olá, gostei do post:
LINK

Isso não será aprovado, as pessoas não entrarão no link e também não darão credibilidade para visitar determinado website.

Agora, um comentário bem feito seria:

Olá,

Eu achei interessante alguns levantamentos feitos sobre o IBGE mostrados pelo post. Acho ainda que o IBGE deveria utilizar outros critérios na hora de fazer a avaliação, já que alguns fatores estão meio defasados, levando-se em consideração o crescimento populacional nos últimos anos.
Eu fiz um post sobre o assunto, que aborda um pouco mais o meu ponto de vista:
Se alguém tiver interesse em ler, segue o link abaixo.
LINK
Obrigado!

Ou seja, é preciso agregar informação (claro que o exemplo foi meramente ilustrativo), e indicar uma leitura adicional para os leitores.

O mesmo serve para os fóruns, onde as pessoas estão buscando respostas o tempo todo, e com um link para o post é possível responder a tais dúvidas.

Exemplo: No fórum para webmasters do Google sempre houveram muitas perguntas relacionadas a conteúdo duplicado. Assim que o Pedro Dias fez um excelente post sanando as principais dúvidas sobre o assunto, ficou mais fácil responder às pessoas, indicando a leitura do artigo.

De modo geral, essas são as informações mais pertinentes e que deveriam ser destacadas neste artigo. Posso dizer que, todas essas etapas feitas de maneira correta, podem oferecer muitos benefícios. Estou mostrando dicas de como levar mais pessoas para seu site, e de como satisfazer os usuários com conteúdo relevante, para que estes possam referenciá-lo e divulguem seu site para outras pessoas. Não é um trabalho pensando em um link direto vindo dessas fontes. Claro que é possível expandir esse conceito e fazer buscas por Dofollow blogs e Dofollow Fóruns, mas essa não foi a idéia principal do post.

LEMBRANDO QUE:

O intuito deste artigo é mostrar como se criar algo útil e que realmente irá ajudar as pessoas. Não é aconselhável criar conteúdos de BAIXA qualidade, respostas superficiais ou contornar o processo proposto.

Abraço a Todos e espero ter ajudado!

Créditos da Imagem: http://www.crearecommunications.co.uk/

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Sobre o autor: Cassiano Tavareli

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e pós graduado em Engenharia Web na própria UNIFEI. É gerente da empresa americana Brivin Corp que atua no ramo imobiliário nos Estados Unidos. Amante da área de Search Engine Optimization (SEO) e adora Tecnologia, mídias sociais, CRO, SEM e Google. Participou de diversos eventos nacionais e internacionais na área e palestrou em eventos como UaiSEO, SEOCamp, Expo Latino e SearchLabs 2010. Grava semanalmente um podcast de SEO chamado SearchCast.

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Comentários

  1. Gostei do artigo.

    Ajudar e ainda descolar um(alguns) link(s)

    Falou.

  2. Um dos melhores artigos de como conseguir conteúdo para link que já vi! (não que eu tenha visto muitos) mas realmente muito bom e esclarecedor! Valeu!

  3. Muito bom, Cassiano. Parabéns! Tenho um pedido: Poderia, por favor, em um artigo específico aprofundar mais sobre busca de blogs e foruns dofollows? abraço!

  4. Leo

    Legal!

  5. Mas wordtracker no brasil nao rola… Tem que ficar com a ferramenta de kw xexelenta do google ou google suggest, nao tem jeito…

  6. Legal ver sites como o seu, é possível enxergar o amadurecimento do SEO no Brasil, isso é bom p/ todos, cliente, empresas, blogueiros.. todos evoluem.

  7. Gostei muito do artigo achei o mesmo muito relevante, o mais difícil é gerar conteúdo de qualidade hoje em dia além de fazer um bom SEO temos que ter um lado jornalístico. parabéns pelo post !

  8. Muito bom post, Cassiano Tavareli realmente e o cara do SEO, parabéns em vir ajudando a comunidade como você vem vindo,

    Abs