Link Building interno: Posts Relacionados no Wordpress | Link Building

Informações com qualidade sobre Link Building SEO

Afiliados Magazine

17 mai 11

Link Building interno: Posts Relacionados no WordPress

Quem criou o ditado que “santo de casa não faz milagre” com certeza não se referiu às técnicas de Link Building, suas possibilidades e benefícios em termos de Otimização de Sites.

Quando bem estruturada e implementada, a estratégia de linkagem interna se configura em um grande diferencial competitivo perante a concorrência além de fornecer ao usuário um ótimo nível experiência no seu site, uma vez que estará disponibilizando um conteúdo mais rico, completo e relevante.

Link Building interno com WordPress related Posts

Demanda de Linkagem Interna

Começar o processo de linkagem interna em um site novo é relativamente simples, bastando apenas a evangelização da equipe de produção de conteúdo para que o processo flua de forma natural. Entretanto há casos em uma mãozinha extra na automatização desse processo pode representar um ganho extra de muita produtividade e precisão na implementação da estratégia.

Vamos supor que você tenha um site com 3 anos de idade, cerca de 1500 artigos publicados e nunca antes se preocupou com a estrutura de correlação e linkagem entre seus artigos. Começar agora a efetuar todo o processo manualmente em 1500 (ou muito mais dependendo de sua realidade) é um processo muito demorado, caro (custo de homem hora para realizar a tarefa) e muitas vezes inviável.

Para esse tipo de situação existem ferramentas criadas para automatizar o processo, elas visam maximizar o ROI entregando um resultado bem satisfatório à um custo de implementação muito baixo (ou nulo em alguns casos).

Plugins para link building interno no WordPress

Se sua plataforma de gerenciamento de sites (CMS) é o wordpress, você tem à altura de um clique no mouse um repositório de ferramentas e pluguins gratuitos desenvolvidos em código aberto (proporcionando extrema flexibilidade de customização para diversas realidades) que podem levar seu site à um outro nível quando o assunto é link building e estratégias de linkagem interna de conteúdo.

Cada plugin aborda uma estratégia de link building interno específica, cabe a você avaliar os prós e contras de cada uma das táticas utilizadas por eles e decidir qual (ou quais) são os mais aplicáveis à sua necessidade.

Nesse artigo vou mostrar alguns plugins wordpress que são muito utilizados para linkagem interna, entretanto, não se limite apenas a eles, o repositório de plugins do wordpress está repleto de outros exemplos a serem explorados.

 

Plugin WP: Yet Another Related Posts

Estratatégia: Listagem de Posts Relacionados

Este plugin faz uma varredura pelo banco de dados do WordPress analisando cada post e encontrando posts relacionados, uma vez criada a tabela de correlação ele passa a exibir automaticamente ao final do artigo (há como personalizar o local) uma lista (com ou sem foto) de posts que o leitor também possa se interessar. De configuração simples e rápida, é um dos plugins mais utilizados atualmente.

Outros plugins que abordam a estratégia: Listagem de Posts Relacionados:

  • LinkWithin
    O grande problema desse plugin é utilizar links externos para o site do criador para só depois redirecionam para o seu conteúdo. É assim que eles conseguem obter as estatísticas de webanalytics dos posts.
  • Related posts thumbnails
    Bem parecido com o Yet Another Relates Posts entretanto implementa thumbnails por padrão.
  • Efficient Related Posts
    O diferencial é um algoritmo de identificação de paridade mais apurado e uma boa frequência de atualização.
  • IGIT Related Posts With Thumb Image After Posts
    Utiliza javasript para exibir os itens relacionados, o que diminui o tempo de carregamento mas pode deixar um pouco a desejar em termos de indexação dos links relacionados, uma vez que o Google ainda não interpreta 100% links em javascript.
  • Outros no repositório
    Diversas outras opções para escolher de acordo com sua necessidade.

 

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado e que este post seja util para a implementação de uma estratégia de linkagem interna em seu site ou blog gerenciado com o WordPress. Não deixe de comentar o que achou do artigo e postar suas sugestões para os próximos artigos.

A continuidade desse artigo irá abordar plugins que utilizam a estratégia de link building interno no wordpress através da linkagem de conteúdo relacionado através de texto âncora, que se utilizado em conjunto com a estratégia abordada no post de hoje trás um ganho ainda maior para o usuário e para o site como um todo.

Assine os feeds, siga no twitter e acompanhe nossa fã page (basta clicar na barra lateral à direita) para ser informado da continuidade do artigo e dos próximos conteúdos.

Até a próxima.

 

 

Compartilhe

  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no LinkedIN
  • Compartilhe no Orkut
  • Compartilhe no Digg
  • Compartilhe no Google
  • Compartilhe no Digg

Sobre o autor: Pablo Augusto

Pablo trabalha como consultor de Marketing Digital, atuando em projetos freelancer e em parceria com agencias de publicidade. Seu trabalho é voltado para as áreas de de Otimização de Sites (SEO), Link Building, Mídias Sociais e Links Patrocinados. Participa ativamente da comunidade SEO brasileira contribuindo com o fórum oficial do Google para Webmasters e escrevendo sobre search e desenvolvimento web.

Deixe seu comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Comentários

  1. Pena que aqui não está instalado o plugin de posts relacionados…hehehe

    Muito bom o post. Concordo que o plugin, além de ser uma boa ferramenta de link building, é excelente para o usuário ao oferecer um conteúdo relacionado.

    abraços!

  2. Pablo Augusto

    Está instalado mas não ativo ainda. Precisamos ter um numero legal de postagens para ele funcionar a contendo.

  3. Legal… São essenciais em sites com muito conteúdo. Eu sofro um pouco com eles porque tenho sites que usam várias instalações do WordPress, aí acabam faltando alguns posts nos relacionados, mas ainda assim é melhor do que nada rs.

    Mas não podemos esquecer também da linkagem interna manualmente quando for conveniente :)

  4. Olá Pablo, tudo bom?
    Mais um post bacana escrito por você, parabéns.
    Percebi que você deu destaque mais para o YARPP em seu post. Você acredita que este seja o melhor plugin para esta função? Utilizo ele em meu blog e gosto muito por ser personalizável e atribuir pesos diferentes aos elementos que ele utiliza pra gerar a listagem.
    Teria outra opção melhor que conheça ou este é o mais completo?
    Grande abraço e parabens pelo trabalho!

  5. Pablo Augusto

    Eu citei ele por ser um dos mais utilizados e mais atualizados em termos de frequência de desenvolvimento, mas existem diversas opções boas a se avaliar. A grande questão é ver a solução que mais será adequada ao seu porte de site.

    Não fiz testes no sentido mas pode ser que em sites grande o processamento desse plugin possa prejudicar a performance, e outro mais simples possa suprir da mesma forma ou até melhor a necessidade com o uso de menso recursos no servidor.

    É tudo uma questão de analise pontual em cada projeto.

  6. Entendi Pablo. O negócio também é testar e ver qual plugin roda melhor, gasta menos processamento etc. Obrigado pela resposta. Eu continuo usando o YARPP e ainda não vi problemas. É um plugin muito bom.

  7. Sem dúvidas um dos post sobre linkbuild mais interessante que já li. Nunca tinha visto o plugin Yet Another Related Posts, vou testá-lo agora