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24 mar 11

Link Building nas redes sociais com Paper.li

Ano passado, uma série de serviços novos foram lançados dando continuidade a onda de inovações que temos presenciado na área de mídias sociais há algum tempo na internet. Alguns desses serviços tem uma utilidade real quando bem utilizados, outros representam mero desperdício de KB trafegados e podem ser enquadrados na categoria “inutilidades”.

Um dos serviços que teve uma boa visibilidade devido ao seu potencial para Link Building nas redes sociais foi o Paper.li.

Paper.li

O que é o Paper.li?

Essa start up chegou disponibilizando um modelo de serviço inovador, disponibilizando de forma gratuita, uma espécie de jornal virtual com o editorial criado com base no conteúdo compartilhado por uma pessoa e seus amigos (quem ela segue) no twitter. Ou seja, cada twitada ou RT contendo links, fotos, e outras formas de conteúdo compartilhado em sua rede de relacionamento no twiter, são utilizados (pelo sistema do paper.li de forma automatizada) para montar um jornal com os principais tópicos  do dia ou semana.

Paper.li como estratégia de Link Building

A grande sacada da utilização do serviço como estratégia de Link Building nas redes sociais, fora o fato de todos os links presentes no jornal serem dofollow, é o grande apelo social devido a forma com a qual ele trata os autores dos principais tópicos da edição do jornal. Toda vez que uma nova versão de seu jornal é disponibilizada (seja ela diária ou semanal) um twit automático é enviado pelo sistema, em sua conta, mencionando o perfil das pessoas que contribuíram com as principais notícias presentes naquela edição. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Paper.li Twitter

Ao criar um twit com menções às pessoas que ajudaram a formar o jornal com seus conteúdos, um grande potencial de RT é gerado, visto que a pessoa irá compartilhar não só o seu jornal no paper.li, mas também links para o conteúdo que ela mesma compartilhou, muitas vezes sendo um artigo criado por ela mesma. Nesse processo todos são beneficiados, seja com exposição de seu conteúdo ou links.

O grande contra da utilização do serviço em sua primeira versão era a impossibilidade de qualquer controle sobre o que era publicado nesse jornal. Todo editorial era definido automaticamente pelos algoritmos do paper.li, mesclando o conteúdo compartilhado por você e todos os seus amigos na rede social. Isso por vezes se tornava um problema, sendo que seu jornal poderia conter conteúdo impróprio, ofensivo ou muitas vezes spam por parte de um “amigo” mais esperto.

Esse problema foi solucionado na nova versão lançada recentemente. Agora já é possível ter um certo nível de controle no conteúdo utilizado para compor seu jornal, elevando a eficácia do uso do sistema como estratégia de Link Building.

Uma outra funcionalidade interessante lançada na nova versão, entretanto ainda em caráter de testes (beta), é a possibilidade da criação de um jornal adicional com o conteúdo compartilhado por você e sua rede de contatos no Facebook. Entretanto, ela ainda não comporta os itens de controle inseridos na versão Twitter do jornal, sendo seu conteúdo totalmente automatizado e sem possibilidade de qualquer intervenção.

Dicas de utilização

Existem algumas dicas simples que podem ajudar muito a aumentar a visibilidade e o compartilhamento de seu paper.li na sua rede social, dentre elas podemos destacar:

  • Defina um horário para a criação de seu periódico. Estude o comportamento de seu público alvo e descubra quais são os horários de pico de audiência (cada nicho tem um comportamento específico), use esse horário como estratégia de visibilidade de seu conteúdo.
  • Poste seus conteúdos (com links) pouco tempo antes desse horário. O algoritmo do paper.li dá preferência ao uso de conteúdo recente, poste suas principais matérias de duas horas a 20 minutos antes do horário definido para criação automática de seu jornal.

Configurando o Paper.li com foco em Link Building

Nesse texto abordei os benefícios da utilização do Paper.li como fonte de Link Building nas Mídias Sociais, utilizando a iniciativa do compartilhamento e menções disponibilizadas pelo sistema para incrementar a visibilidade e aumentar o número de links para seu conteúdo.

O próximo artigo sobre o tema abordará o passo a passo de como configurar as opções editoriais do sistema para aproveitar o máximo do potencial do paper.li como fonte de Link Building.
Para acompanhar a continuidade desse artigo e todos os outros conteúdos disponibilizados, não deixe de  nos acompanhar via feeds, twitter e facebook disponíveis na barra lateral da esquerda.

Até a próxima.

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Sobre o autor: Pablo Augusto

Pablo trabalha como consultor de Marketing Digital, atuando em projetos freelancer e em parceria com agencias de publicidade. Seu trabalho é voltado para as áreas de de Otimização de Sites (SEO), Link Building, Mídias Sociais e Links Patrocinados. Participa ativamente da comunidade SEO brasileira contribuindo com o fórum oficial do Google para Webmasters e escrevendo sobre search e desenvolvimento web.

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Comentários

  1. Oi Pablo,

    Interessante seu artigo, mas não vejo grande potencial do Paper.li em link building.

    Eu deixei de retuitar o paper.li com minhas contribuições quando entendi que ele é feito automaticamente. Além do mais, são tantos por aí… Eu não leio nenhum. Você lê?
    Acho que o paper.li gerava mais rts quando surgiu, hoje já não tanto. Eu acho improvável que eles ajudem em link building.

    Abs,

  2. Pablo Augusto

    Boa tarde Paula, antes de mais nada obrigado pela contribuição, pontos de vista divergentes são sempre uma ótima forma de amadurecimento de idéias.

    Na minha visão existem 2 vertentes de Link Building. A primeira busca exatamente o rankeamento, deve ser focada em links de qualidade, em diversidade de links, em site de confiança, dentre todos os outros parâmetros que compõe uma campanha de Link Building bem estruturada.

    A outra vertente (mas não menos importante) é focada em aquisição de links que, mesmo sem passar juice (contribuir para o rankeamento e autoridade) possam levar visitação ao site.

    Vamos analisar de forma macro o real sentido da estratégia de Link Building voltada para rankeamento. Ela visa a melhora o posicionamento do site nos mecanismos de busca correto? Mas essa não é a finalidade do negócio, não é a meta e sim o meio de alcançar a meta, que é justamente o aumento de visitação.

    É claro, que na visão específica do profissional que trabalha com Link Building, a meta poderá ser a obtenção de links que melhorem o posicionamento do site e conteúdo do cliente, entretanto essa é uma visão altamente segmentada. A visão macro desse processo, e do Processo de SEO como um todo é aumentar a lucratividade de um negócio, que na web é feita com o incremento de visitação e conversão.

    Com base nisso, eu acho totalmente válida a estratégia de Link Building focada em tráfego, é claro, em paralelo, sem deixar de lado a estratégia de rankeamento, mas uma atuando como complemento da outra, visando sempre entregar o melhor resultado final para o cliente: Lucratividade!

    O paper.li, além de contribuir (mesmo que muito pouco) com o rankeamento e a autoridade do site, uma vez que disponibilizam uma página com links dofollow e a possibilidade de inserção de um link com âncora personalizada na sidebar (na nova versão) gera um tráfego adicional que contribui com o objetivo global do projeto: geração de tráfego e possibilidades de conversão no site.

    Como exemplo deixo essa url de uma edição diária de paper.li http://bit.ly/ijVkWz+#total ela teve um total de 1,881 cliques. Excluindo-se o fator de links follow ou dofollow, olhe o numero de oportunidades de conversão geradas com um mecanismos automatizado que não desprende mais do que 5 minutos de configuração.

    Entendeu meu ponto de vista? Concorda ou discorda. Vamos dar continuidade a esse debate pois é dessas divergências de opiniões que saem os melhores resultados.

    Um abraço!

  3. Boa tarde galera.

    Concordo tanto com o Pablo quanto com a Paula, com o Pablo na questão da intenção do aumento de tráfego independente de passar juice ou não e que pode gerar mais conversões, e com a Paula da questão da efetividade duvidosa.

    A cada campanha temos que ter uma estratégia, se eu simplesmente sair colocando meus links mundo a fora sem nenhum controle, eu usaria o Paper.li, por ser uma ferramente gratuita e com um número de usuários razoável, mas se eu planejar a minha estratégia dificilmente eu o usaria, eu acho ele até meio intrusivo, conteúdo muito diversificado e extremamente volátil.

    Acho que é isso =~

  4. Legal a idéia, Pablo!

    Olha, vou ser sincera que, inicialmente, pensei como a Paula: quando vejo paper.li aparecendo, logo meus olhos passam a ignorar.
    Porém, após sua explicação, vi esperança para ele! hahahaha

    Minhas dúvidas são:
    1) De onde surge todo esse tráfego no paper.li? Sério, pq minha mente não consegue conceber 1800 cliques numa plataforma tão confusa, devido à quantidade de informação oferecida em apenas uma página.

    2) Uma vez linkado no paper.li, o artigo permanece lá em alguma espécie de página de arquivo? Ou, lançada uma nova edição, o link se perde?

    Bom, é isso! Espero pela 2ª parte da matéria, pois há esperança para o paper.li! hahaha

  5. Pablo Augusto

    @Danilo,

    Valeu pela contribuição.
    Eu também tinha a mesma visão que você, antes da versão nova do sistema, muito conteúdo sem valor era anexado no “jornal”. Mas essa nova versão melhorou essa situação, e por isso passei a considerar uma estratégia viável.

    Agora você pode escolher quem vai ser liberado para contribuir (ou definir apenas você) e até mesmo quais tópicos poderão entrar como notícia na página. Ou seja, agora temos um controle quase total no que é inserido em nosso paper.li e isso me fez mudar de opinião.

    Abçs

  6. Concordo com a idéia da geração pra linkbuilding, porém ainda vejo uma certa rejeição da ferramenta em alguns nichos.
    Para os meus seguidores de SEO, é tranquilo, porém no caso do site de tatuagens, criamos um. Temos vários RT’s, porém diversas reclamações já também.

    E o tráfego gerado não foi algo muito significativo.

    Ainda acredito que pode ser algo a ser trabalhado melhor, com esses updates da ferramenta…

  7. Olá pessoal, eu utilizo sim o Paper.Li como estratégia de Linkbuilding e minha configuração é para as pessoas que faz uma interação comigo no Twitter e para algumas Keywords e Listas que eu trabalho. Então pessoas que não da ReTwitte em minhas mensagens ou que de alguma forma não cria uma interação com o meu perfil ou não fala sobre as keywords que eu trabalho infelizmente ficam de fora.

    Uma parte bacana do Paper que eu utilizo é a “Nota do Autor” Onde me permite utilizar tags HTML para gerar link, o espaço não é grande mas funciona.

    A chave principal para mim é por ser Dofollow.

  8. Grande Pablão, tudo bem?
    Meus parabéns pelo projeto do site e pelo esforço e dedicação em compartilhar conhecimentos e informações de alto nível com a comunidade =D.

    Achei muito boa a discussão até aqui, e acredito que o LKB com foco em visitas (além dos rankings) é a mais pura evolução da estratégia. Todos hoje já sabem o poder das redes sociais e sua capacidade construtiva ou até mesmo destrutiva para algumas marcas e empresas.

    Já tive oportunidade de trabalhar em grandes projetos de LKB e em alguns deles os Kpis e objetivos eram justamente o aumento da visitação.

    No ramo que atuo agora que é totalmente voltado À comércio eletrônico isso é fundamental, pois entramos justamente no mérito de aumento da possibilidade de conversão.

    Falando especificamente do Paper.li acredito que as questões da Renata são muito pertinentes e confesso que essas dúvidas levantadas por ela também aguçaram minha curiosidade. Já assinei o aviso de novos comentários no post :D hehe, e fico ansioso pelas respostas.

    Grande abraço!

  9. Olá Pablo,

    Muito bacana o post.

    Na minha opnião, Fico com a segunda vertente, que trata mais a estratégia digital como um todo.

    Link Building para melhorar Rank vale a pena, porém acredito ser dificil fazer isso obcecadamente sem perder o foco da estratégia como um todo.

    Link building bom é aquele q relevante para o usuário, como consequencia da relevancia o mesmo melhora o rank.

    Sendo assim, se o Paper.li representar relevância para projeto vale a pena, caso contrário descarte. Se junto a isso vier um melhor rankeamento como consequência, amém!

    Abraço

    @ErikLVicente

  10. Tentei deixar um comentário pelo iPhone ontem e pelo visto não rolou, vamos lá novamente…

    Você chegou a mensurar as taxas de conversão?

    Questiono porque usando social bookmarks eu percebi que os acessos geravam taxa de conversão nula, o que parecia até que não era nenhum acesso real.

  11. Acho que o que temos que analisar aqui é o objetivo do site.

    Você deseja fazer link building como forma de divulgação e tráfego ou como forma de ganhar links e subir nas buscas?

    Se a ideia é ganhar links, a Paula tem razão. O tempo gasto com essa estratégia não vai valer a pena, porém se a intenção é ganhar tráfego e divulgar, a estratégia é válida sim, até porque com essa divulgação, a chance de um link válido e de qualidade no futuro, criado por um desses visitantes, é uma possibilidade bem real.

    Por isso a importância de se criar um plano de link building antes de sair por aí criando links, assim você saberá de antemão quais são os objetivo da sua campanha e não perderá tempo com o que não lhe convier.

  12. Pablo Augusto

    O artigo complementar respondendo alguns questionamento que fizeram aqui nos comentários: Link Building e Paper.li perguntas e respostas http://bit.ly/g2aTOL

  13. Ótimo artigo!

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