Maneiras éticas de comprar links | Link Building

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27 dez 11

Maneiras éticas de comprar links

O Google odeia links comprados e isso não mudará, já que a meta da empresa é fazer com que o jogo das buscas seja o mais justo possível para gerar resultados de qualidade para os usuários do Google em todo o mundo.

Comprar links é uma violação direta das diretrizes para webmasters do Google (Google Webmasters Guidelines), especialmente em relação a links manipulados que visam passar Pagerank e melhorar os rankings de busca pelo uso artificial de textos-âncora.

No entanto, existem outras técnicas de compra de links que são legítimas e têm como objetivo adquirir links indiretamente pela mesma forma de incentivo – dinheiro.

Como medir o valor de um link pago:

  • Localização ou visibilidade do link pago (se está dentro do contexto editorial ou se é perceptível por uma grande quantidade dos visitantes)
  • Se o link será capaz de gerar tráfego
  • Se o link adquirido será capaz de passar Pagerank, autoridade de domínio (domain authority) e confiança de domínio (domain trust)
  • Se o link vai conseguir atrair mais links na campanha
  • Se o link vai ser mais relevante para sua página de destino

É essencial saber o real valor desses links de incentivo que você tentará obter, porque essa é uma forma de investimento e, é claro, todos queremos ganhar em cima do que investimos e não o contrário que, neste caso, é ser penalizado pelo Google.

Quero manter este post curto, então vamos direto ao assunto na lista de maneiras éticas para comprar links de qualidade.

Resenhas e entrevistas patrocinadas

Tenho recebido vários pedidos em meu blog recentemente e a maioria deles pergunta se eu gostaria de fazer uma resenha de seus produtos ou sites.

Essas propostas eram bem interessantes, já que elas ofereciam incentivos (pagamento, brindes/acesso grátis, comissões, etc) para fazer com que a minha indicação resultasse em conversão.

Usando essa abordagem para a sua própria campanha de link building pode gerar links em contexto de ótima qualidade e de forma positiva, porque esse método é focado em produzir conteúdo externo que fala apenas sobre seus produtos e serviços.

Uma estratégia fundamental para aumentar a taxa de sucesso desses pedidos é, primeiramente, desenvolver relações com os blogueiros de seu interesse, a partir de uma série de interações (seguindo o blog, deixando comentários relevantes, enviando e-mails, fazendo contato pelas redes sociais, etc), antes de enviar o pedido para resenha ou divulgação.

Enviar pedidos de entrevistas seus ou de clientes para blogueiros também pode ajudar a fazer link building em contexto e também é bom para desenvolver o site e a identidade da marca. Essa técnica já se provou como uma ótima opção para promover seus produtos e serviços, já que o conteúdo é o ponto de foco, em que você geralmente tem controle sobre os links que serão publicados. Colocar os incentivos certos – como amostras grátis ou pagamento direto – pode aumentar consideravelmente as chances de ter sua proposta aprovada.

Escolhendo blogueiros para sua campanha

  • O blog deve ter um bom tráfego (que pode ser medido por meio de Alexa Traffic Rank ou Compete.com)
  • Oferecer conteúdo de qualidade que tenha relação ao seu produto ou negócio
  • Ter uma marca forte e seguidores leais
  • Bom Pagerank (3 ou mais) e domain authority (que pode ser medido pela Mozbar)

Comprando conteúdo de blogueiros influentes

Convide blogueiros influentes na sua área de atuação para publicar conteúdo em seu site, com sua própria assinatura, para aumentar a possibilidade de o site ser linkado. A abordagem para esse método funciona basicamente da mesma forma que o anterior, mas a diferença é que o conteúdo pago será postado no seu site. Usar essa estratégia pode custar US 100 ou mais por artigo, mas o retorno é quase que certamente vantajoso.

Como isso pode beneficiar seu site?

  • Conteúdo de qualidade em seu site, escrito por experts no assunto, é capaz de, naturalmente, atrair links de referência.
  • Enfatiza a importância de seu site/marca, já que blogueiros populares estão contribuindo nesse espaço
  • Geral efeito viral e tráfego e também é capaz de absorver os seguidores do blogueiro convidado, já que ele vai compartilhar esse conteúdo de colaboração em suas redes sociais pessoais e isso pode aumentar as chances de adquirir mais links naturais para o conteúdo
  • O material de alta qualidade escrito pelo blogueiro convidado vai, certamente, ficar na web por um bom tempo, o que significa que vai trazer tráfego orgânico constante para seu site conforme ele subir naturalmente nas posições dos mecanismos de busca
  • Permite que você construa relacionamentos com blogueiros influentes em seu nicho de atuação, o que, eventualmente, pode levar a mais contatos com outros players do setor

Pensando nisso, quais poderiam ser os efeitos de ter Rand Fishkin, Danny Sullivan, Todd Malicoat e Aaron Wall fazendo guest posts aqui no meu blog, em uma semana normal de trabalho? Tenho certeza que isso sairia bem caro.

Organize ou patrocine concursos

Concursos são, sem dúvida, um dos jeitos mais eficientes de ganhar atenção das pessoas no seu nicho de mercado, especialmente se houver um retorno interessante para quem participar. É fácil conseguir links em contexto em todas as etapas desse método, já que os organizadores e patrocinadores são geralmente citados ao longo do processo de divulgação e na finalização do concurso, quando são anunciados os ganhadores.

Os participantes, quase sempre, precisam linkar os patrocinadores (em geral, é parte do critério de participação do concurso) em seus blogs, redes sociais e cadastro.

Dicas para organizar um concurso em blogs

  • Estabeleça um critério para a escolha dos ganhadores (pode ser a quantidade de tráfego acumulada pelo post em seu blog, links adquiridos, comentários de usuários, compartilhamentos em redes sociais, qualidade da informação, etc).
  • O tema do concurso deve ser interessante e divertido para aproveitar o tráfego que será gerado
  • Especifique a mecânica do concurso (oferece benefícios para o organizador, pois permite que os participantes divulguem o concurso, além de concorrer)
  • Ofereça prêmios de valor, já que esse é um dos motivos pelos quais os blogueiros vão participar, além do link, exposição de marca e tráfego
  • Encontre outras empresas em seu nicho que estariam dispostas a patrocinar o concurso e explique quais os benefícios elas podem obter com isso.

Encontrando concursos de blogs para patrocinar

  • Entre em contato com blogs famosos e de qualidade em sua área de atuação e pergunte se eles estariam interessados em organizar ou divulgar um concurso que você está patrocinando
  • É melhor escolher blogs que têm uma identidade única, são socialmente ativos, recebem boa quantidade de tráfego, têm alto Pagerank (não necessariamente) e possuem alta autoridade de domínio (domain authority)

Um concurso em blogs é sempre uma situação benéfica para todos os envolvidos, porque ajudar os patrocinadores a conquistar links excelentes e de forma natural, os blogs recebem conteúdo de qualidade para publicar e geram tráfego orgânico e as empresas participantes podem absorver link juice, tráfego e melhorar a imagem de sua marca pela exposição que vão receber nos blogs.

Pesquisas e estudos de casos

Oferecer para patrocinar pesquisas e estudos de casos para universidades ou outras empresas na sua área pode ajudar a ganhar links extremamente valiosos, pois os resultados da pesquisa patrocinada serão, provavelmente, divulgados em seus sites e naturalmente vão citar a origem do estudo.

Empresas e universidades tendem a aceitar essa abordagem, pois o resultado é extremamente educativo e eles vão estar envolvidos na publicação do conteúdo em seus sites. Outra vantagem é ganhar um link de um site .edu na sua área.

Um bom exemplo é um post do Whiteboard Friday do SEOmoz, que sigo religiosamente, publicado em junho de 2011, em que a PRO Media Corp financiou uma pesquisa sobre os efeitos da compra de links. Muito bom: a empresa ganhou uma citação importante dentro do conteúdo do SEOmoz.

Parcerias e programas de afiliados

Essa técnica pode não fornecer links poderosos para aumentar os rankings nos mecanismos de busca ou transmitir trust, authority ou Pagerank, já que a maioria dos links gerados assim é nofollow ou com redirecionamento 301 para rastrear as referências de tráfego.

No entanto, oferecer comissões para aqueles que promovem seus produtos pode melhorar o tráfego e, provavelmente, as vendas de sua empresa, porque eles estão enviando visitas relevantes para seu site que já sabem o que você está vendendo por causa de resenhas e promoções no próprio blog.

Anúncios sociais pagos

Com os efeitos estrondosos que as redes sociais agora podem gerar no conteúdo e no potencial de geração de links de um site, assim como visibilidade por meio de mecanismos de busca – já que os algoritmos de busca agora usam sinais sociais como fator de ranking –,  é óbvio que esse método de marketing moderno não pode ser ignorado.

Lidar com sinais sociais pode elevar as oportunidades de links, se feito da maneira correta, em que você deverá direcionar os sinais para os alvos certos nos canais certos. Ainda assim, é importante apresentar material com grande potencial de ganhar links para gerar um bom volume de tráfego viral a partir desses canais (e não para sua página, se ela não for interessante). Veja algumas maneiras de conseguir links sociais:

  • Use Tweets Patrocinados ou BuySellAds para promover seus links e conteúdo por meio de perfis influentes e importantes no Twitter para o seu nicho de mercado. A autoridade do usuário tem um papel importante na hora de ganhar posições nos mecanismos de busca e a influência deles pode lhe ajudar a divulgar o conteúdo para uma enorme audiência, porque seus seguidores vão retuitar e compartilhar o link e as informações em suas redes sociais.  Você pode usar o Klout para medir a influência e autoridade de um usuário na web, o que pode ajudar na escolha de candidatos.
  • Anunciar seu link no Facebook Ads, onde você tem controle absoluto do perfil para o qual seu anúncio será mostrado.
  • Use os anúncios do StumbleUpon’s Ads para gerar conteúdo com potencial de link para os mais de 8 milhões de usuários (provavelmente centenas de milhares estarão enquadrados em seu nicho de mercado).

Doações para caridade

Um método que tem sido mencionado muitas vezes para quem está pensando em comprar links. É sempre um bom negócio para as empresas contribuírem com organizações não-governamentais e fundações para expandir a abrangência e o conhecimento de sua causa.

Doar ou ajudar instituições de caridade em que você ou sua empresa acreditam pode ajudar de várias maneiras – além do link que você pretende conseguir – como ter a consciência limpa e um bom gancho para um release de imprensa, que pode ser enviado para sites de notícias (se ele for realmente interessante).

Ao escolher uma causa:

  • É importante escolher organizações que têm a ver com seu negócio ou estão localizadas na mesma região
  • Pesquisa se a entidade tem o hábito de linkar para os antigos patrocinadores em posts e publicações passadas na web
  • Estabeleça e mantenha contato pessoalmente com os representantes da organização para continuar colaborando em outras frentes, como eventos, notícias, etc

Importante: as doações podem ser feitas de várias formas – dinheiro, produtos, serviços ou outros itens dos quais a instituição precisa no momento da ação.

Patrocine eventos

Ajudar eventos, online e offline, pode ajudar seu site na construção e reforço da marca e na estratégia de link building, já que a maioria dos organizadores inclui, em seu material de divulgação, menções de seus patrocinadores, assim como no evento em si. Eles também colocam links em seus websites (você pode até pedir o link, se achar possível).

Você pode optar por patrocinar conferências, seminários, webinars, premiações de blogs e eventos beneficentes que sejam relevantes em sua área de atuação.

Invista em projetos externos

Aumente a visibilidade da presença online de seu negócio, assim como o fluxo interno de lucros por meio de investimentos em negócios externos. Logicamente, esses investimentos resultam em links, a princípio. Mas, em longo prazo, eles podem gerar mais lucro para seu negócio ao longo do processo. Aqui estão algumas ideias para conquistar links por meio de investimentos online.

  • Invista em freelancers. Ofereça propostas de negócios para webdesigners, desenvolvedores e redatores freelancers de talento, em que você pode custear a operação (desenvolvimento de temas, plugins, widgets, aplicativos, software, produtos e serviços – pagos ou gratuitos – que tenham relação com sua empresa). Esse modelo de link marketing vai fazer com que você ganhe uma página sobre você, explicando a coautoria, para seu site. Você também pode ganhar links com a divulgação desses projetos.
  • Invista em criar seu próprio evento ou conferência. Iniciativas desse tipo atraem links naturalmente e organizar uma ação local não vai tomar muito tempo, especialmente se tiver uma equipe de pessoas que possa cuidar da operação
  • Estabeleça sua própria premiação de blogs. Eu, pessoalmente, acho que esse método é lucrativo e atraente, levando em conta que as pessoas e empresas estão pagando para ganhar ou ser indicadas em prêmios online. Você pode optar por colaborar com outras empresas ou blogueiros para fazer essa ação viralizar.
  • Cultive blogueiros. Encoraje e financie sua equipe para que eles montem e gerenciem seus próprios blogs e gerem links em contexto com frequência.
  • Compre sites. Adquira sites que sejam relevantes em relação ao seu e use esses sites para linkar para suas páginas importantes ou para fazer redirecionamento 301 completo para seu domínio e adquirir todos os links de entrada. É importante, primeiramente, ver o perfil do link de qualquer site antes de adquiri-lo. Você também tem a opção de contratar blogueiros externos para gerenciar o blog.

Compre produtos ou serviços para oferecer depoimentos

Talvez essa seja a forma mais simples de link building indireto, em que tudo o que você precisa fazer é comprar produtos ou avaliar serviços que sua empresa utiliza. Depois de comprar um produto ou serviço, pergunte ao fornecedor se você pode enviar um depoimento para publicação no site da empresa. Geralmente eles vão colocar um link para seu site.

Outras opções:

Diretórios pagos – ainda existem alguns diretórios capazes de passar autoridade e enviar tráfego de qualidade para seu site, como:

Envio de releases de imprensa pagos – vantajoso se você tem um bom material noticioso ou informativo, já que esse conteúdo pode ser publicado em sites de notícias. No entanto, o Google já está desenvolvendo maneiras de desvalorizar links vindos de releases de imprensa patrocinados.


1) Esse post foi traduzido por Flávia Saad do original que pode ser lido em “http://kaiserthesage.com/buy-paid-links/”, com autorização de Jason Acidre
 2) As opiniões expressas nesse artigo, necessariamente não expressam o que pensam os mantenedores do linkbuilding.com.br

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