O que é Link Building e qual a sua importância no SEO? | Link Building

Informações com qualidade sobre Link Building SEO

Afiliados Magazine

13 mar 11

O que é Link Building e qual a sua importância no SEO?

No Brasil, quando falamos em SEO, lembramos logo de meta tags, url amigável, domínios com palavras-chave, keyword research e mais uma dezenas de fatores internos, porém SEO não se resume a isso e, tão importante quanto esses fatores, são os fatores externos, mais precisamente a linkagem que é feita para um blog ou site através das técnicas de linkbuilding.

O que é link building?

Ao digitarmos “define:link building” no Google, obtemos duas respostas:

  • É o processo de estruturamento do total de links externos para um determinado site.
  • É o nome dado à prática de reunir o máximo de links para seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo) e artificial (conseguidos pela troca de links ou cadastro em diretórios e social bookmarkings).

Mas vamos a algo um pouco mais didático usando o exemplo aqui do site Link Building:

Link Building

Como você pode observar na ilustração acima, quanto mais links o seu site recebe, mais ele “sobe” de posicionamento nos mecanismos de busca. Claro que muitos outros fatores influenciam, mas nesse momento estamos focados em entender a importância dos links.

O processo de conseguir esses links é o que chamamos de link building e as técnicas que são utilizadas são as mais variadas possíveis, algumas são extremamente simples, como um simples cadastro em um diretório, e outras bem avançadas e trabalhosas, mas independente do nível de dificuldade, todas possuem características básicas, entre elas a criatividade e o cuidado em encontrar bons locais para a criação desses links relevantes ou no desenvolvimento de técnicas para ganhar links de forma natural.

Dito e explicado tudo isso, vamos à outra definição criada por mim mesmo:

Link building é a arte de conseguir links para um site, de forma natural ou artificial, a fim de que os mesmos influenciem e melhorem o posicionamento e a visitação de um site.

Em outros artigos explicarei melhor cada técnica de link building e muitos outros fatores ligados a esse assunto, mas por hora basta que você saiba da importância desse item no processo de SEO.

Ainda tem dúvidas sobre o que é Link Buildinge como isso influencia o SEO? Tem uma definição melhor sobre o assunto? Concorda ou Discorda do que foi exposto? Vamos debater o assunto? Deixe seu comentário!

 

Compartilhe

  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no LinkedIN
  • Compartilhe no Orkut
  • Compartilhe no Digg
  • Compartilhe no Google
  • Compartilhe no Digg

Sobre o autor: Leo Cabral

Conhecido como Léo Cabral na blogosfera brasileira ou @leocabral no twitter, trabalha nessas áreas desde 2006 e hoje além de prestar consultoria, também trabalha como Coordenador SEO da Hi-Mídia - Grupo RBS, agência carioca especializada em Marketing Digital. Também é professor de SEO e Links Patrocinados da formação em Marketing Digital do Instituto Infnet e de SEO, Links Patrocinados e Mídias Sociais do iLearn.

Deixe seu comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Comentários

  1. Ótima iniciativa, e pelo que ví do time, esse blog tem tudo para ser referência, feed devidamente assinado!

  2. Muita sorte para o pessoal nessa nova empreitada, que o blog venha agregar muito conhecimento e informação pra área de Search ;D

  3. Ótimo conteúdo, está agregando muito conhecimento, continuem assim. Abraço!

  4. Realmente ficou muito bom. Bem explicativo. Irei utilizar mais estes termos.

  5. Sem duvida link building é muito importante no seo deve ser usado sempre, obrigado!

  6. Olá Leo, tenho uma grande dúvida sobre o assunto de links, tenho um site com o dominio de sitedosite.com.br e quando digito no google links:www.sitedosite.com.br para verificar o numero de links que apontam para meu site, aparecem mais de 200 mil resultados, entretanto nenhum deles realmente apontam para meu site, me parece que o google faz uma busca das palavras “site do site” e mostra os links existentes que contém estas palavras. Minha duvida é, estes mais de 200 mil links ajudarão no page rank do meu site, mesmo não apontanto para ele?

    Obrigado

  7. Olá Junior, o comando correto é link: (sem “s”), por isso não está visualizando os resultados corretos.

    De qualquer forma, essa ´a pior forma de ver os links que apontam para um site. Ela não mostra, nem de perto, o número real de links.

    Use o https://siteexplorer.search.yahoo.com que é mais confiável.

    Abraço!

  8. Cara, até que em fim achei alguém que respondesse esta questão de maneira clara e objetiva.

    Obrigado Leo

  9. Que bom que consegui responder a sua dúvida Junior.

    Abraço!

  10. Ótimo blog, com certeza será sucesso!

  11. òtimo conteudo, estava discutindo com um amigo e só vim esclarecer uma dúvida. Obrigado !

  12. Que bom que lhe ajudou Weber. Volte sempre que precisar.

    Abraço!

  13. Muito bom o artigo, o apontamento de link é essencial para os blogs.

  14. Estou estudando link building e vou aprender muito com esse site…muito obrigado

  15. Boa Tarde Leo Cabral,

    Concordo plenamente com o posts. Utilizo os diretórios de arquivos para consegui links para o meu site. Alcancei bons resultados com esse método. No curso de mestre SEO aprimorar mais sobre o link building. Desde já, lhe dou os parabéns pela iniciativa.

  16. Valeu Artmix.

  17. Se eu colocar meus links em um site de pagerank elevado eu subirei nas buscas…mas quantos links é preciso para que eu suba?

  18. Willian, ter links em sites de PR elevado não necessariamente farão você subir nas buscas. PR é apenas uma métrica que diz que o site tem mais ou menos relevância.

    Outra coisa impossível de se mensurar é a quantidade de links necessários para que um site suba. Cada link tem um peso e uma influência diferente, ficando assim impossível calcular isso.

    Abraço!

  19. Só passando para aprender mais de SEO, obrigado pelo post.

  20. Muito interessante a matéria sobre link building, vou atentar as dicas e aplicá-las em meus artigos! Muito obrigada pela informação de qualidade.

  21. Muito boa a explicação, simples e objetiva!! boa!!

  22. Post muito bom, boas dicas, inclusive com o complemento nos comentários. Diria que é praticamente impossível viver sem links, já que a internet como um todo gira em torno de links, se você está em página A, para ir para B, precisa clicar em algum link.

    Embora o Google com o Pinguim, tenha assustado alguns blogueiros, o link de forma natural e merecido não vejo problemas, o que devemos pensar é se vai agregar algo ao usuário.

  23. Obrigado pelo comentário Fabiano. Sua colocação é perfeita, o link são as pones entre os sites e sem ele não existiria internet. Link natural (o que pareça natural), esse é o segredo ;)

  24. William

    Como seria feito um linkbuilding de forma natural?
    Quero dizer, eu colocar meu link num diretório para ter um link apontando par ao meu site é OK mas e para fazer com que outros usuários publiquem meu link?

    Obrigado

  25. William, como o próprio nome diz, isso é feito de forma natural, ou seja, o dono de outro blog simplesmente escreve um texto e cria um link para você por considerar seu texto um bom texto.

    A melhor maneira de conseguir isso é desenvolvendo bons textos e interagindo com donos de outros sites do mesmo nicho que o seu, seja através do twitter, dos comentários do blog deles e outras redes sociais.

    Abs

  26. William

    hoho Leo Cabral, que resposta rápida =)

    Muito obrigado cara!

  27. Leo estou com dúvida e espero que possa me ajudar. Qual a diferença entre backlinks e link building?

  28. Grande Leonardo, é bem fácil: Backlink é o link em si. Se ganhou 10 links, você tem 10 backlinks, já o link building é o processo de conseguir links. Quando alguém diz que está fazendo link building, é por que está em busca de links para o seu site. Resumindo: Fiz link building e ao final consegui 10 backlinks ;)

    Abs;

  29. Me ajudou muito…estou estudando sobre marketing digital,por conta própria entao seu link me ajudou bastante.

    Mto obrigada.

    Carina Abarca
    Mkt
    Perfekt Stands
    11 3672-4742

  30. O
    Link Building
    é um conjunto de estratégias para conseguir links para um site, de forma natural ou artificial, a fim de que os mesmos influenciem e melhorem o posicionamento de um nos motores de busca site.

  31. Olá Leo Cabral, parabéns não só por este posta mais também por este blog que está me ajudando muito na minha jornada em SEO, Já está em meus favoritos, Parabéns!

  32. Obrigado você Fabiano, que bom que está lhe ajudando.

    Abraço!

  33. Bom saber! Adorei amigo, parabéns.

  34. Bom dia Leo meu nome é Anderson tenho dois site como coloquei e a pessoa que fez pra mim fez em estrutura SEO só que não tenho um retorno como gostaria e esperava na verdade já tem um ano e meio e eles foram feitos não tem uma posição boa no google.
    E na verdade gostaria de saber o que posso fazer para melhorar o desenvolvimento desses sites e se eles foram realmente feitos com estrutura de SEO, por isso estava lendo algumas matérias na intenção de melhorar meu site, estou buscando soluções e melhoras para ter uma melhor posição no google até mesmo porque minha posição muitas vezes nem aparece e quando aparece é lá na 6 pagina mais com uma parceria com as paginas amarelas e muitas vezes não mais.
    O que posso fazer para melhorar e se você poderia dar uma olhada para mim e se teria algum custo?! aguardo resposta e desde já agradeço pela atenção, Anderson.

  35. Valeu pelas dicas Leo, agora é so colocar a mão na massa e correr atrás de conseguir link building para o meu blog sobre empreendedorismo. Obrigado!

  36. Resumindo: o link building e a divulgação do site em outros sites?

  37. Olá Leo,

    O que mais me intriga em link building são as tags “nofollow” que são acrescentadas nos links. O que adianta eu postar um link do site da minha empresa em 1000 diretórios se atualmente todos eles usam o “nofollow”?

    Um bom exemplo é o seu próprio site. Em cada um dos comentários me aparece “nofollow”. Atualmente todo mundo usa essa P********* de nofollow. Desse jeito tá difícil conseguir bons links.

    Se desse para você me esclarecer mais sobre isso, eu ficaria agradecido.

    -A

  38. Oi André, sim, o link building é a divulgação do seu site em outros sites, mas de uma forma que não seja spam. Só comente em blogs se você tiver realmente algo para acrescentar à conversa, o mesmo se aplica à foruns. Outra maneira de conseguir bons links é se oferecendo para publicar artigos m sites do mesmo nicho que o seu, mas cuide para que o artigo que você vai publicar no site do outro seja muito bom para que ele não negue a publicação ou não se arrependa de ter aceitado (chamamos isso de guest post)… enfim, as formas de se conseguir links são imensas, mas pense sempre na qualidade e no usuário.

    Abs;

  39. Olá Andrew, a tag nofollow é usada justamente para prevenir tentativas de spam, por isso os blogs têm a tag nofollow em seus comentários, pois se não tivessem, muitas pessoas comentaria coisas estúpidas do tipo: “legal”, “gostei”, “muito bom”.

    Hoje a melhor forma de se conseguir bons links é através do guest post (publicação de artigos em sites de outras pessoas).

    Independente disso, fica uma dica sobre o nofollow: Se você tem algo realmente importante e interessante a dizer, não impota se o link é nofollow, dia. 2 coisas podem acontecer: Uma é o dono do blog gostar do seu comentário e linkar você m um dos posts ou te convidar para um guest post a outra é algum litor também gostar e linkar você.

    Abs

  40. Oi Léo,

    Muito obrigado pela resposta. Foi rápido!

    O problema é que meu site não é um blog, o meu site é de uma escola de Inglês. Se fosse um blog seria mais fácil escrever Guest Posts em outros sites. Para mim, eu preciso pensar em outras alternativas para link building.

    Abraço,

    -A

  41. Texto bem claro e explicativo, tirou minhas dúvidas sobre Link Building. Obrigado.

  42. Parabéns, pelo post!
    Uma pergunta.
    Quando uma pessoa que te um blog e faz um comentário em outro blog e deixa um link para uma postagem relacionada em seu blog, isso conta como um link building? Qual é a eficiência desse método?
    Obrigado!

  43. Vamos esperar o autor do texto falar, mas de antemão posso te dizer que isso não adianta “quase” nada, uma vez que o link que você postará será nofollow, daí o Google não reconhece o seu link. Ele simplesmente não vai contar para tráfego.

    O que pode acontecer é do dono do blog gostar do seu post, do seu blog e pedir para que você faça um “guest post” no blog/site dele, daí ele pode de quebra te dar um link dofollow para o seu blog.

    Mas isso não conta muito, não adianta ficar comentando em 1000 blogs e espalhando os seus links por aí…. isso não será benéfico para você.

    Abraço

  44. Olá Christian, do ponto de vista puramente técnico e do “velho link building”, esse link não vale de nada, pois é nofollow, porém como já adiantei, isso ficou no passado. O bom link é aquele que leva tráfego ao seu site, ou seja, se o seu comentário for inteligente e agregar ao conteúdo exposto, tanto os leitores quanto o autor do artigo vão visitar seu site através do seu link. Isso por si só gera tráfego, o que é bom, mas, além disso, se o seu site for bom e seu conteúdo agregar ao mercado, as chances de nos próximos posts esses usuários criarem um link espontâneo para você é muito grande.

    Então, vamos fazer comparativo dos links de comentário com cartões de visita. Imagine que você entrega um cartão com seus dados e se esse cartão for bonito e interessar as pessoas elas vão acessar o site impresso nele e se o site for igualmente interessante elas espontaneamente pegarão o telefone e ligarão pra você e aí sim você fecha uma venda.

    Só exemplificando, uma maneira muito boa de deixar bons comentários é adicionar várias outras fontes sobre o assunto no comentário e entre essas fontes o seu site. Assim você mostra que está realmente interessado em agregar e não só em divulgar seu site.

    Abs;

  45. Thiago Abreu

    Caramba , Boa tarde .. só pelos comentários tenho aprendido muito , eu iria tirar certas dúvidas , mas nem precisei perguntar pois vocês me esclareceram bastante coisa , é claro que sempre terá novas dúvidas , vou explorar …gostei muito do site e obrigado … estou com o meu fora do ar ainda a algumas semanas ,estou iniciando nesse mundo , configurando e já implementando algo que possa ajudar no SEO Também , temos que ter um planejamento também né , enquanto isso conheço novas fontes de conhecimento como esse aqui que está sendo ótimo, brigadãoo …

  46. Parabéns Léo, bastante esclarecedor o artigo.