Plano de link building para sites de empresas | Link Building

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17 jan 12

Plano de link building para sites de empresas

Na história das grandes corporações, o monopólio sobre as pequenas empresas é uma das grandes verdades que se mantém como a chave para o sucesso progressivo em suas respectivas áreas. Essa visão de negócios pode certamente funcionar e trazer os mesmos resultados quando se fala de link building.

link building para sites de empresas

As grandes empresas levam vantagem quando competem pelos primeiros lugares nos mecanismos de busca, já que possuem verbas para medir o alcance e a eficiência de suas campanhas de marketing online. No entanto, algumas acabam fracassando, justamente por causa dessa verba que está disponível e a pressa em obter resultados rápidos, o que geralmente leva a esquemas de compras de links (que eventualmente serão descobertos pelo Google).

Estabelecer uma empresa leva tempo, assim como estabelecer a presença e a reputação online da sua marca.

Link building na geração atual

Este processo é conhecido como a fase mais importante em termos de fazer palavras-chave subirem no ranking nas SERPs (search engine result pages, ou páginas de resultado dos mecanismos de busca).

Mas, atualmente, o desenvolvimento de links parece ter um papel ainda maior do que apenas apoiar, manter ou melhorar os rankings das suas palavras-chave, já que pode ser utilizado também para influenciar outros aspectos do marketing online, como:

  • Construir uma identidade forte de marca por meio de interações relevantes
  • Estabelecer sua empresa como autoridade na área por meio de citações editoriais em contexto adequado
  • Mandar sinais de confiança para as ferramentas de busca com links de alto valor (visibilidade, atribuição correta e relevância)
  • Manter o prestígio do site da empresa por meio da qualidade de sites externos apoiando e linkando para ele
  • Gerar buzz e tráfego externo de qualidade por conteúdo disseminado em outros sites
  • Gerenciar a reputação online da empresa

O princípio de uma estratégia de link building sustentável e com potencial de crescimento deve ser fortalecer e prolongar a popularidade autêntica da marca, o que pode influenciar o posicionamento nos rankings graças a links orgânicos, já que a execução dessa estratégia de marketing é uma forte indicação de confiança, tanto dos usuários quanto dos mecanismos de busca.

8 maneiras de fazer link building para sites corporativos

1 – Blog corporativo

Um dos fatores importantes para os blogs corporativos transcenderem e se destacarem em suas respectivas indústrias é a capacidade de a empresa recrutar e desenvolver blogueiros talentosos que podem demonstrar todas as qualidades da sua companhia naquela área. Montar um time de especialistas que podem moldar suas próprias personalidades e presenças web e, ao mesmo tempo, promover interação e conteúdo relevante dentro e fora do seu site pode aumentar tremendamente o potencial de links do seu site (já que as personalidades da web podem naturalmente atrair links).

Você pode ainda estender a capacidade de sua produção de conteúdo dentro da organização ao encorajar os departamentos (gerências, operacional, contabilidade, jurídico, marketing, etc) para contribuir e compartilhar conhecimento. Dessa forma, você aumenta as chances de o seu site atrair mais links de diferentes setores. Além disso, seus colaboradores vão voluntariamente promover o conteúdo que produziram em suas redes sociais pessoais, o que é uma ótima maneira de recrutar link builders dentro do próprio grupo.

Tarefas que seu time de blogueiros podem realizar:

  • Guest blogging, em que eles podem usar a própria marca pessoal e incorporá-la à sua empresa (com links para o site corporativo)
  • Participação em comunidades, em que podem contribuir para discussões relevantes em outros blogs com grande autoridade, fóruns com grande movimentação, sites de perguntas e respostas e redes sociais, e eventualmente, levar os debates para seu site
  • Buscar e engajar possíveis fornecedores de links, como formadores de opinião e autoridades no seu nicho, por meio de interação em mídias sociais. O objetivo é melhorar o alcance da sua marca e de seus contatos
  • Analisar com cuidado o conteúdo editorial, para garantir que o site e tudo o que está escrito nele fornece informação de qualidade para os links em potencial

Basicamente, a intenção é estabelecer a reputação dos blogueiros como autoridades, individualmente, para gerar links de relacionamento para seu site no meio do caminho.

2 – Atualização constante e promoção de conteúdos virais

Ter sempre conteúdo novo no seu site aumenta as chances de novos links de qualidade, sejam eles internos ou externos. A criação contínua de material pode viralizar e ser útil para seu público-alvo e resultar em links sites de social bookmarking, redes sociais e compartilhamento de links e menções.

Também é importante implementar uma distribuição estratégica de suas palavras-chave em todos os seus conteúdos (virais ou permanentes), já que as pessoas que vão linkar para seu material vão, provavelmente, usar o título como texto-âncora para o link. Isso vai permitir que o conteúdo baseado em palavra-chave melhore seu ranking e gere visitas orgânicas dentro do público-alvo.

Tipos de conteúdo que você pode sempre atualizar em seu site:

  • Artigos explicativos (como tutoriais, listas ou artigos “how to”)
  • Entrevistas com autoridades da área e crowdsourcing
  • Conteúdo útil em diversas mídias, como infográficos, vídeos, podcasts e apresentações em slides
  • Pesquisas, estudos de caso e resultados de levantamentos
  • Arquivos para download e compartilhamento
  • Posts com link bait
  • Ferramentas e aplicativos fáceis de baixar e usar

Ao promover seu conteúdo permanente:

  • Monte uma lista de contatos de webmasters que podem se interessar pelo seu conteúdo, de preferência em sites que hospedem páginas informativas ou de curadoria, já que oferecer conteúdo interessante via e-mail a eles dá mais chances de obter um link do que pedir descaradamente um link para sua página inicial
  • Promova o conteúdo nas redes sociais, como Twitter, Facebook, Linkedin, Stumbleupon, Google+ e/ou Reddit. Nelas, você pode usar seu perfil corporativo ou pessoal para iniciar o compartilhamento
  • Dissemine o material em suas colaborações com outros meios de comunicação, como guest posts, press releases, entrevistas, matérias, etc. Você pode ainda linkar para ele toda vez que participar em discussões relacionadas em fóruns, sites de perguntas e respostas e comentários em blogs.
  • Ofereça a pauta para sites de notícias, se o conteúdo tiver esse perfil. Providencie todas as fontes necessárias (links) para informações e mantenha a pauta concisa.

Para um guia mais completo sobre como promover seu conteúdo, você pode ler um outro post meu sobre como ganhar links editoriais.

Por último, faça com que seus posts virais e permanentes tenham links nas suas landing pages mais importantes, usando suas palavras-chave como texto-âncora, já que esse conteúdo vai eventualmente ganhar page authority (autoridade de página) com o passar do tempo com os links que eles atraem de outras páginas. O juice vai ser transmitido para todas as suas páginas importantes, o que pode melhorar o ranking de busca orgânica de suas landing pages.

3 – Incubação de blogs

Eu roubei emprestei esse termo de Rand Fishkin, mas acho que o conceito está relacionado com o que ele originalmente descreveu. O objetivo principal dessa estratégia é fortalecer a presença online da sua marca por contribuição ou colaboração consistente em outros blogs importantes de sua área. Eis algumas maneiras de implementar esse método:

  • Identificar os maiores e melhores blogs no seu nicho que tenham muitos leitores/seguidores e determinar a força deles por meio de métricas como domain authority (autoridade de domínio), dados de tráfego e PageRank
  • Colete os contatos desses blogs e tente oferecer um guest post no blog. Uma vez publicado seu guest post, ajude a promover o conteúdo e responda os comentários que receber
  • Construa uma boa relação com os blogueiros e tente enviar mais conteúdo para publicação em seus blogs (que sejam informativos e não-promocionais). Mande conteúdo duas ou três vezes por mês e responda às dúvidas e comentários dos leitores, o que vai dar credibilidade à marca
  • Quanto mais visível a empresa estiver nesses blogs de qualidade, mais você poderá construir links de alto valor (que ganham mais cliques) e mais você poderá absorver tráfego de qualidade no seu site de pessoas interessadas na sua marca
  • Você também pode optar por incluir blogs emergentes que produzem conteúdo de qualidade e têm potencial de crescimento no nicho. Invista neles, ajude a divulgar esses blogs e contribua com conteúdo ou até financeiramente (opcional)
  • Outra opção é contratar blogueiros para escrever tópicos relacionados à área de atuação da empresa e oferecer a eles ferramentas de que eles precisem para manter seus blogs de apoio, como domínio, hospedagem, ferramentas de SEO, etc.

4 – Organizar ou patrocinar eventos e incentivar links

Use eventos online e offline como um canal de promoção da sua marca, já que existem muitas oportunidades de links nessas ocasiões (em sua maioria, geradas pela impressão que a marca causa). Em eventos, a marca consegue interagir fisicamente e virtualmente com seu público-alvo. Aqui estão alguns tipos de evento que você pode organizar ou patrocinar:

  • Encontros
  • Seminários
  • Conferências
  • Webinars (seminários na web)
  • Premiações

É fundamental especificar indivíduos e organizações que têm forte presença online, já que você vai encorajar esse público a compartilhar a experiência no evento. Esse call-to-action não é difícil, se você está recebendo ou patrocinando um evento ou se é um dos speakers. Você pode achar o Meetup para encontrar eventos locais que busquem patrocínio.

Você também pode incentivar links para o evento oferecendo widgets para servir como certificados para quem foi ou fez parte do evento (ex: widgets ou badges diferentes para indicados, premiados, speakers, participantes, membros, etc) para melhorar as chances de ganhar links dos participantes. Naturalmente, esses widgets terão links para seu site depois de instalados, então é importante fazer com que o processo de instalação seja fácil para os participantes.

À medida em que sua empresa cresce, você pode aumentar a periodicidade dos eventos e fazer deles comemorações mensais ou anuais, o que permite que o grupo cresça sempre, especialmente a colaboração com outros especialistas da sua área.

5 – Cultive link builders em sua empresa – seus funcionários

A maioria das pessoas da geração atual possui contas em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc) e alguns podem até ter blogs pessoais. Educar seus funcionários sobre a importância dos links para seu negócio vai ser extremamente importante para sua campanha de marketing online, especialmente na promoção e divulgação do seu conteúdo em redes sociais, levando em conta que os sinais sociais atualmente servem como fator significativo nos rankings de ferramentas de busca.

Oriente seus colaboradores sobre a possibilidade de executar essa fase dentro da sua campanha de online marketing com compartilhadores automáticos de redes sociais, como o Twitterfeed e o Triberr ou enviando e-mails para seus funcionários cada vez que um novo conteúdo é publicado no site. Imagine quantos RTs, curtir/compartilhar e +1 você pode obter em uma empresa com 100 ou mais funcionários que são ativos na internet. Isso pode influenciar positivamente a performance de seu conteúdo em termos de visibilidade.

6 – Monte uma comunidade

Criar uma comunidade forte com uma grande quantidade de seguidores ativos, que freqüentemente participam de discussões, é vantajoso quando se fala de estabelecer sua empresa como autoridade na área, além de gerar defensores da marca que vão, voluntariamente, linkar para seu site.

Você pode optar por adquirir e renomear um fórum existente que já tenha tráfego considerável ou montar um que será hospedado dentro do domínio do seu site. O importante em uma comunidade bem-sucedida é oferecer apoio, material útil e respostas ágeis para seus membros, além de mostrar liderança nas conversas relacionadas com seu nicho de atuação.

Discussões e tópicos úteis atraem links, especialmente quando os usuários linkam como fonte de informação relevante para aquela indústria. Também é uma ótima maneira de demonstrar as qualidades da sua marca e estabelecer confiança, para ajudar que sua companhia vire referência por meio de links voluntários.

7 – Integração com mídias sociais

Mídias sociais têm sido um setor de grande influência em marketing online e SEO nos últimos anos. A principal meta em alinhar sua campanha online com as redes sociais é amplificar a visibilidade nas redes sociais, ambientes onde você pode facilmente interagir com seu público-alvo (Twitter, Facebook, Google+, etc).

Nessa fase do marketing, é importante aumentar não só a quantidade como a qualidade de seus seguidores, com o objetivo de melhorar o alcance de seus negócios, dado que o processo de expansão da visibilidade do seu conteúdo permite citações e links naturais dentro da sua rede de contatos e seguidores.

Algumas maneiras para aumentar o número de seguidores nas redes sociais mais populares:

  • Promova um concurso que inclua, na mecânica, ser seguidor nas redes sociais
  • Maximize seu call-to-action no site, implementando meios de encorajar/manipular seus visitantes a compartilhar o conteúdo nas redes (Tweet, Like, Share, +1, stumble, share no Linkedin, etc) e também a seguir seus perfis nesses sites
  • Use seus perfis corporativos como call-to-action nas assinaturas de e-mail, anúncios offline, flyers e nas redes sociais atualizadas frequentemente

8 – Monitoramento de marca

Monitorar a reputação da sua marca nos diferentes canais é essencial hoje em dia, principalmente para grandes empresas, já que os consumidores são cada vez mais capazes de destruir, na web,  a reputação de uma marca forte após uma experiência ruim. Isso pode afetar seu negócio de várias formas. No entanto, em link building, observar a performance da sua marca em buscas, redes sociais e conteúdos pode ajudar a desenvolver uma identidade ainda mais forte e revelar mais oportunidades de links. Aqui estão alguns passos a serem executados nessa área de marketing online e link building:

  • Encontre menções positivas sobre sua marca, seus produtos, funcionários de alto escalão (blogueiros, CEO, consultores, etc) e serviços no Twitter, posts de blogs, tópicos de fóruns e notícias
  • Use ferramentas como Google AlertsTwitter SearchSocial Mention or Trackur para mensurar essas menções
  • Tente entrar em contato com usuários que já mencionaram positivamente sua marca no Twitter ou em posts de blogs e agradeça. Uma vez estabelecida a conexão, você pode oferecer para enviar amostras de seus serviços e produtos e perguntar se eles estariam interessados em resenhar suas novidades. Isso pode ter alta taxa de aceitação, já que eles já testaram e aprovaram seus produtos/serviços anteriormente.

1) Esse post foi traduzido por Flávia Saad do original que pode ser lido em “http://kaiserthesage.com/link-building-corporate-sites/”, com autorização de Jason Acidre
 2) As opiniões expressas nesse artigo, necessariamente não expressam o que pensam os mantenedores do linkbuilding.com.br

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Sobre o autor: redacao

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Comentários

  1. Muito bom o artigo Pablo!

    Acho que é um dos mais completos em português sobre LB que me vem na cabeça!

  2. Que bom que foi útil ;) Só deixando claro que esse é um artigo traduzido / adaptado pela equipe do @flavio_raimundo, o post e o autor do artigo original podem ser vistos no final do artigo.

  3. Não tinha reparado mesmo…. mas mesmo assim vale a tradução pra quem não manja o inglês hehe!

  4. Excelente o artigo! Um dos pontos que destaco é o item 5 – Cultive link builders em sua empresa – seus funcionários.

    Aqui em Goiânia, Goiás, vejo poucos empresários se preocupando com o “valor social” dos seus colaboradores.

    Mais do que nunca, eles são o verdadeiro CAPITAL de uma empresa.