Prospecção extrema de links com SEOQuake | Link Building

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01 fev 12

Prospecção extrema de links com SEOQuake

Prospecção de links é, definitivamente, uma das partes mais críticas de link building de específico, pois esse é o processo que inicia suas metas de campanha, especificamente na hora de adquirir links de alta qualidade em sites relevantes.

Traçar um plano para encontrar oportunidades de aquisição de links é importante, porque isso ajuda sua campanha de links crescer em sua própria estratégia, como:

  • nos métodos que sua campanha vai adotar para adquirir links (baseados em sua prospecção de links)
  • na quantidade aproximada de links que você consegue adquirir em um certo período de tempo (baseado na competitividade, demanda e atividade dentro do seu nicho)
  • na segmentação de prospectos de alta e baixa prioridade, que podem ajudar a melhorar a produtividade e os resultados da sua campanha.

Nos últimos meses, nossa equipe tem usado algumas ferramentas de link building, como Raventools e Citationlabs (e eles foram realmente incríveis), com o objetivo de semi-automatizar nossos esforços para a prospecção de links.

No entanto, existe um método em especial que realmente nos ajudou a juntar centenas/milhares de links altamente segmentados em apenas alguns minutos, que eu realmente gostei de usar. É o recurso SERP overlay do SEOQuake.

Aqui estão alguns fatores bem interessantes sobre esse método de prospecção de links:

  • retorno de links altamente relevantes
  • rápido
  • gratuito

O que você precisa para executar esse método:

  • Google Search
  • SEOQuake para Google Chrome (você pode baixar aqui )
  • Microsoft Excel

Passo 1: Configurações de pesquisa do Google

Primeiramente, você precisa deixar que o Google mostre pelo menos 100 resultados de busca instantaneamente. Você pode facilmente configurar isso através das configurações de pesquisa do Google, no canto superior direito da página do buscador.

Search Settings

Nas preferências do Google Search, desative Google Instant e modifique o número de resultados de pesquisa, permitindo que o Google exiba 100 resultados por página.

Search Preference

Passo 2: Iniciando a prospecção

Depois de ter configurado o Google para exibir 100 resultados por página, agora você pode começar a olhar para os possíveis links usando palavras-chave que especificam suas metas (“palavra-chave+determinante”; ex: ” blog de jardinagem”)

Search for Link Prospects

Dica profissional: seja tão específico quanto possível em suas buscas no Google, para que o buscador retorne páginas altamente relevantes. Você também pode usar a busca avançada para garantir que vai obter exatamente o que procura (como allintitle:, inurl:, site:, etc …)

Passo 3: Exportando resultados de pesquisa e dados do site usando SEOQuake

Na parte superior dos resultados da pesquisa, o SEOQuake tem um recurso que permite que você visualize os resultados em formato CSV.

Search for Link Prospects

Você pode salvar os dados diretamente através do recurso SERP do plugin, embora ele vá pedir para o usuário enviar o pedido via servidor do SEOQuake (você pode muito bem querer fazê-lo desta forma).

Copy the CSV data

Depois de ter colado os dados para uma planilha Excel, ela fica mais ou menos assim:

Ok, a lista é um lixo e você terá que corrigi-la, separando o conteúdo de cada célula em várias colunas, desse jeito:
Em sua planilha Excel, vá em “Data” (dados) e escolha “Text for columns” (texto para colunas).

data to text to columns

Clique em “Text for Columns”, então escolha “Delimited” (delimitado) para o tipo de dados do arquivo e clique em “Next” (avançar).

Verifique a opção o “Semicolon” (ponto e vírgula), já que esse é o delimitador usado nos dados, e clique em “Next” (avançar).

Choose Semicolon

Como é possível ver na imagem acima, a ferramenta vai mostrar um preview do resultado de seus dados ao escolher o delimitador a ser definido.

Depois de clicar no botão ao lado, clique em “Finish” (terminar) e você terá uma lista de procura de prospecção de links semelhante a essa:

List of link prospects

A lista dos URLs de seus possíveis links-alvo vai incluir métricas do site, tais como o número de páginas indexadas pelo Google, PageRank, Alexa Rank e outros, da mesma forma como a ferramenta SERP do SEOQuake mostra essas métricas através das SERPs do Google.

Você também pode configurar o SEOQuake para exibir somente os parâmetros que você vai querer usar na prospecção de oportunidades de link através de configurações de seu navegador (no canto superior direito do seu navegador).

SEOQuake Settings (Chrome)

Você pode escolher os parâmetros que você só quer que apareçam nos resultados de pesquisa do Google:

SEOQuake Parameters

Passo 4: Expandindo sua lista

 

Criar sua lista inicial de prospecção de link só vai levar alguns segundos (baseado no que acabamos de fazer) e, claro, você terá que segmentar e classificar a lista, o que vou explicar ainda neste post.

Além disso, expandir sua lista não é tão difícil, porque existem várias opções para otimizar esse método, como:

  • outros termos com semelhanças semânticas (ou seja, palavras similares) com o alvo da sua campanha
  • páginas 2 a 5 da sua busca inicial por palavra-chave (o que significa mais 100/400 possibilidades, embora esses sites possam ser de baixa qualidade ou pouca relevância).
  • pelas sugestões do Google de “related searches” (pesquisas relacionadas), em que você pode ver abaixo das páginas de resultados (isso pode oferecer centenas de possibilidades para a sua lista)

Searches related

Basta repetir o processo copiando os dados dos resultados em CSV e cola-los à sua lista e você eventualmente terá uma lista maior de possíveis links altamente relevantes.

Larger list of link prospects

Passo 5: Segmentando a sua lista

A maneira mais fácil de classificar sua lista é através da segmentação de seus dados através da coluna Alexa Rank, uma vez que ela fornece um conjunto único de números que permitem classificar os sites como alta autoridade (de 1 a 4 algarismos) da média dos sites da sua área de interesse.

Esse setor da sua lista também permite que você determine as perspectivas de alta prioridade, de baixa prioridade, domínios duplicados e locais de autoridade irrelevante (como Facebook, Youtube, sites de notícias, etc).

Fazendo uma filtragem em sua planilha do Excel, você pode iniciar destacando a coluna Alexa Rank.

Highligh Alexa Rank Column

Clique na coluna inteira do Alexa Rank (na “coluna G“), vá em “Data” (dados) e clique em “Filter” (filtro).

Filtering your list

Clique na seta no canto direito da coluna Alexa Rank e, em seguida, escolha “Sort Smaller to Largest” (Classificar do Menor para Maior).

Sort list smallest to largest

Agora, você terá uma lista organizada e baseada no Alexa Rank de cada domínio. Nessa lista ordenada, é possível separar os sites mais importantes, assim como os sites que não são tão relevantes para a sua campanha. Assim, você pode começar a trabalhar apenas naqueles que, realisticamente, podem ajudar a construir relacionamentos e fazer link building (provavelmente sites que têm entre 4 e 6 dígitos no Alexa Rank).

Sorted list of link prospects

Dica bônus: Engenharia Reversa dos links da concorrência

Você também pode usar esse método por meio da pesquisa do Google Blogs para encontrar blogs ligados a seus concorrentes (simplesmente usando o comando de busca “link: www.seuconcorrente.com”) e incluir esses resultados em sua lista de prospecção de links.

Reverse Engineering Links through Google

Novamente, é possível usar o processo mencionado acima e melhorar continuamente sua lista de prospecção de links adicionando sites que linkam para seus concorrentes.


1) Esse post foi traduzido por Flávia Saad do original que pode ser lido em “http://kaiserthesage.com/link-prospecting-seoquake/”, com autorização de Jason Acidre
 2) As opiniões expressas nesse artigo, necessariamente não expressam o que pensam os mantenedores do linkbuilding.com.br

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Sobre o autor: redacao

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Comentários

  1. Flávio José

    Ótimo post. Traduções como essa sempre enriquecem nosso mercado!

    Parabéns pelos site!

  2. Estou a usar a técnica, tem me ajudado muito principalmente na organização. Estou a divulgar um infográfico e isso foi perfeito. Parabéns e sucesso.

  3. Mauricio Leite

    Ótimo, uma lista de prospecção de links é sempre interessante.

    Agora, como podemos transformar uma lista de prospecção em links reais? Quais as ferramentas a usar? Qual abordagem é mais efetiva para isso?